Educação Financeira: uma possibilidade de integração com a Educação Estatística

Educação Financeira: uma possibilidade de integração com a Educação Estatística

Autores

  • Andréa Pavan Perin Faculdade de Tecnologia de Itapetininga - FATEC https://orcid.org/0000-0002-2791-7682
  • Celso Ribeiro Campos Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v6i1.14544

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar elementos que evidenciem a possibilidade de integração da Estatística com a Educação Financeira em aulas de Matemática para o ensino médio, no contexto da estratégia pedagógica da Modelagem Matemática, na qual trabalhamos uma experiência didática envolvendo o tema da inflação. Para análise do material coletado (relatório final da atividade) recorremos à abordagem qualitativa, por meio da análise do Discurso do Sujeito Coletivo. Nossas análises mostram que essa integração foi possível tendo como suporte a busca por uma medida estatística, média ou mediana, para indicar a variação dos preços em um determinado período. As análises dos dados revelam também a o desenvolvimento da competência crítica, a qual se deu por meio da construção de dois tipos de crítica, as quais denominamos de crítica epistemológica e sociopolítica. A crítica sociopolítica caracteriza-se por uma análise das estruturas sociais (problemáticas, sob seus pontos de vista) para o fenômeno estudado, que foi a taxa de inflação. Já a crítica epistemológica refere-se às ponderações sobre a escolha da melhor medida estatística para representar essa taxa, levando em consideração os procedimentos, as metodologias e os resultados alcançados. Também verificamos que esse tipo de crítica possui relações com raciocínio estatístico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Pavan Perin, Faculdade de Tecnologia de Itapetininga - FATEC

Doutora em Educação Matemática. Professora da Faculdade de Tecnologia de Itapetininga (FATEC). São Paulo, Brasil 

Celso Ribeiro Campos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP

Doutor em Educação Matemática. Professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo, Brasil

Downloads

Publicado

2021-06-26

Como Citar

Pavan Perin, A. ., & Ribeiro Campos, C. (2021). Educação Financeira: uma possibilidade de integração com a Educação Estatística. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 6(1), 339–358. https://doi.org/10.34179/revisem.v6i1.14544
Loading...