Educação Financeira: uma possibilidade de integração com a Educação Estatística
DOI :
https://doi.org/10.34179/revisem.v6i1.14544Résumé
Este estudo tem como objetivo identificar elementos que evidenciem a possibilidade de integração da Estatística com a Educação Financeira em aulas de Matemática para o ensino médio, no contexto da estratégia pedagógica da Modelagem Matemática, na qual trabalhamos uma experiência didática envolvendo o tema da inflação. Para análise do material coletado (relatório final da atividade) recorremos à abordagem qualitativa, por meio da análise do Discurso do Sujeito Coletivo. Nossas análises mostram que essa integração foi possível tendo como suporte a busca por uma medida estatística, média ou mediana, para indicar a variação dos preços em um determinado período. As análises dos dados revelam também a o desenvolvimento da competência crítica, a qual se deu por meio da construção de dois tipos de crítica, as quais denominamos de crítica epistemológica e sociopolítica. A crítica sociopolítica caracteriza-se por uma análise das estruturas sociais (problemáticas, sob seus pontos de vista) para o fenômeno estudado, que foi a taxa de inflação. Já a crítica epistemológica refere-se às ponderações sobre a escolha da melhor medida estatística para representar essa taxa, levando em consideração os procedimentos, as metodologias e os resultados alcançados. Também verificamos que esse tipo de crítica possui relações com raciocínio estatístico.
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