Educação Financeira: uma possibilidade de integração com a Educação Estatística

Educação Financeira: uma possibilidade de integração com a Educação Estatística

Auteurs

  • Andréa Pavan Perin Faculdade de Tecnologia de Itapetininga - FATEC https://orcid.org/0000-0002-2791-7682
  • Celso Ribeiro Campos Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP

DOI :

https://doi.org/10.34179/revisem.v6i1.14544

Résumé

Este estudo tem como objetivo identificar elementos que evidenciem a possibilidade de integração da Estatística com a Educação Financeira em aulas de Matemática para o ensino médio, no contexto da estratégia pedagógica da Modelagem Matemática, na qual trabalhamos uma experiência didática envolvendo o tema da inflação. Para análise do material coletado (relatório final da atividade) recorremos à abordagem qualitativa, por meio da análise do Discurso do Sujeito Coletivo. Nossas análises mostram que essa integração foi possível tendo como suporte a busca por uma medida estatística, média ou mediana, para indicar a variação dos preços em um determinado período. As análises dos dados revelam também a o desenvolvimento da competência crítica, a qual se deu por meio da construção de dois tipos de crítica, as quais denominamos de crítica epistemológica e sociopolítica. A crítica sociopolítica caracteriza-se por uma análise das estruturas sociais (problemáticas, sob seus pontos de vista) para o fenômeno estudado, que foi a taxa de inflação. Já a crítica epistemológica refere-se às ponderações sobre a escolha da melhor medida estatística para representar essa taxa, levando em consideração os procedimentos, as metodologias e os resultados alcançados. Também verificamos que esse tipo de crítica possui relações com raciocínio estatístico.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Andréa Pavan Perin, Faculdade de Tecnologia de Itapetininga - FATEC

Doutora em Educação Matemática. Professora da Faculdade de Tecnologia de Itapetininga (FATEC). São Paulo, Brasil 

Celso Ribeiro Campos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP

Doutor em Educação Matemática. Professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo, Brasil

Téléchargements

Publiée

2021-06-26

Comment citer

Pavan Perin, A. ., & Ribeiro Campos, C. (2021). Educação Financeira: uma possibilidade de integração com a Educação Estatística. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 6(1), 339–358. https://doi.org/10.34179/revisem.v6i1.14544
Loading...