Dimensão cognitiva do letramento estatístico na perspectiva do Nepso: aprendizagem e tecnologias digitais em pesquisas de opinião

Dimensão cognitiva do letramento estatístico na perspectiva do Nepso: aprendizagem e tecnologias digitais em pesquisas de opinião

Autores

  • Felipe Júnio de Souza Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG/ Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte-MG https://orcid.org/0000-0002-6670-0689

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v6i1.14587

Resumo

Parece ser razoável pensar na idoneidade de alguns profissionais que publicam informações científicas ou jornalísticas sobre temas de interesse social quando utilizam a Estatística para conferirem credibilidade ao que é divulgado. Contudo, preocupar-se com a leitura e apropriação de dados como forma de ação social (prevenção, planejamento, decisão e etc.) é um dos compromissos da Educação Estatística (EE). Nesse sentido, este artigo apresenta um recorte de uma investigação com 16 alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental sobre o uso de tecnologias digitais (TD), como o Whatsapp, Facebook e Excel, na realização de uma pesquisa educativa de opinião baseada na abordagem de aprendizagem do projeto Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião, ou Nepso. Em particular, a dimensão cognitiva do letramento estatístico é discutida na perspectiva da experiência com o Nepso a partir das aprendizagens constituídas e mobilizadas ao longo de oito encontros nos quais alunos pesquisaram sobre o tema entretenimento, enfoques e questões de interesse, todos escolhidos por eles. Destarte, indícios do desenvolvimento do letramento estatístico sinalizam para a importância do apoio das TD em situações de aprendizagem estatística e que o Nepso, com suas etapas, competências e habilidades, é um importante investimento didático para a EE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Júnio de Souza Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG/ Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte-MG

Felipe Júnio de Souza Oliveira. Mestre em Educação e Docência, na linha de Educação Matemática, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), professor na Rede Municipal de Belo Horizonte (Smed/PBH), professor e pesquisador na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEEMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Contato: felipej.oliveira@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2021-06-26

Como Citar

de Souza Oliveira, F. J. (2021). Dimensão cognitiva do letramento estatístico na perspectiva do Nepso: aprendizagem e tecnologias digitais em pesquisas de opinião. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 6(1), 191–217. https://doi.org/10.34179/revisem.v6i1.14587
Loading...