Interfaces entre a pesquisa em Educação Estatística e o livro didático de Matemática: as produções acadêmicas e científicas do GT12 de 2016 a 2020
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v6i1.14609Resumo
O artigo apresenta resultados de uma pesquisa dedicada a compreender o lugar que ocupam os livros didáticos e paradidáticos nas pesquisas em Educação Estatística desenvolvidas pelos membros do Grupo de Trabalho 12 (GT12) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Para isso, foram levantados artigos, capítulos de livros, livros completos, resumos e resumos expandidos publicados em anais de congresso, referentes ao período de 2016 a 2020. As 17 publicações selecionadas foram classificadas em três categorias de acordo com seus objetos de estudo: (1) conteúdos de Estatística nos livros didáticos e paradidáticos, (2) usos e relações do professor com os livros didáticos e paradidáticos e (3) aspectos político-pedagógicos que regem a produção e distribuição de livros didáticos. A partir da análise dos dados, atesta-se pouca quantidade de publicações dedicadas ao Ensino Infantil, ao Ensino Médio e ao Ensino Superior. Além disso, identificou-se uma concentração de publicações voltadas para o conteúdo (categoria 1) em detrimento das outras duas categorias, o que pode sugerir caminhos investigativos a serem trilhados ao longo dos próximos anos.
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