Impacto do outlier na média e na mediana: reflexões geradas por professores

Impacto do outlier na média e na mediana: reflexões geradas por professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v6i1.14757

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa desenvolvida em um contexto de formação continuada, vivenciado por professores que lecionam Matemática para os Anos Finais do Ensino Fundamental e Médio. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa por meio do qual procura-se interpretar os conhecimentos profissionais explicitados por um grupo de 12 professores a partir de sua participação em uma das atividades do processo formativo. Os dados coletados são analisados a partir de estudos que discutem os conhecimentos necessários para o ensino da Matemática e refletem sobre a prática docente. A interpretação dos diálogos dos participantes permite inferir a ampliação do nível de letramento concernente às Medidas de Tendência Central (MTD) e o desenvolvimento do conhecimento comum e especializado do conteúdo, sobretudo a partir da reflexão sobre as MTC serem ou não afetadas pelos outliers e sobre sua utilização ou não para a composição dos dados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angelica Da Fontoura Garcia Silva, Universidade Anhanguera de São Paulo - UNIAN

Professora do pós graduação em educação matemática da Unian desde 2007

Tiago Augusto Alves, Universidade Anhanguera de São Paulo - UNIAN

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo

Marta Élid Amorim, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Professora da Universidade Federal de Sergipe, Programa de Pós-graduação em Matemática – PROFMAT, SE, Brasil

Downloads

Publicado

2021-06-26

Como Citar

Garcia Silva, A. D. F., Alves, T. A. ., & Amorim, M. Élid. (2021). Impacto do outlier na média e na mediana: reflexões geradas por professores. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 6(1), 107–123. https://doi.org/10.34179/revisem.v6i1.14757
Loading...