Letramento Estatístico: uma proposta de ensino remoto em tempos de pandemia

Letramento Estatístico: uma proposta de ensino remoto em tempos de pandemia

Autores

  • Cecy Leite Alves Carreta Universidade Cruzeiro do Sul
  • Sidney Silva Santos Universidade Cruzeiro do Sul
  • Geovane Carlos Barbosa Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v6i1.14789

Resumo

O presente artigo tem por objetivo promover indícios de Letramento Estatístico em um grupo de estudantes dos 6° e 7° anos do Ensino Fundamental da rede pública municipal da cidade de São Paulo. Para a coleta de dados, uma sequência de atividades foi planejada com foco nos efeitos provocados pelo novo coronavírus e aplicada em um ambiente virtual. A investigação foi estruturada levando em consideração a pesquisa qualitativa no qual recorremos ao Letramento Estatístico para fundamentarmos nossas escolhas. Analisando os resultados percebemos que a proposta ampliou a leitura de gráficos e tabelas e a capacidade de argumentação sobre os resultados estimados com apoio de informações sobre o novo coronavírus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cecy Leite Alves Carreta, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul). Possui graduação em Licenciatura Matemática e Lato Sensu em Educação Matemática pela Universidade Nove de Julho e Lato Sensu em Docência no Ensino Superior pela Universidade Católica Dom Bosco. Atualmente é professora efetiva de matemática do Ensino Fundamental II na Escola Municipal Prof. Joaninha Grassi Fagundes. Membro do Grupo de Pesquisas de Estudos Avançados em Educação Matemática (GPEAEM- Unicsul/SP).

Sidney Silva Santos , Universidade Cruzeiro do Sul

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL - 2018), Mestre em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN - 2016), atuando na linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem de Matemática e suas Inovações e Formação Continuada de Professores de Matemática que ensinam Estatística, respectivamente. Possui especialização em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP - 2009), Educação Especial Inclusiva pela Faculdade Alvorada Paulista de São Paulo (FALP - 2018) e Alfabetização e Letramento pela Faculdade Alvorada Paulista de São Paulo (FALP - 2019). Graduação em Licenciatura Matemática com ênfase em informática pela Universidade Paulista (UNIP - 2007) e Pedagogia pela Faculdade Associada Brasil (FAB - 2017). Atua como professor da Educação Básica na rede pública e na Educação Superior na rede privada de ensino no estado de São Paulo.

Downloads

Publicado

2021-06-26

Como Citar

Carreta, C. L. A., Santos , S. S. ., & Barbosa, G. C. (2021). Letramento Estatístico: uma proposta de ensino remoto em tempos de pandemia. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 6(1), 169–190. https://doi.org/10.34179/revisem.v6i1.14789
Loading...