AS DISCIPLINAS DE LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DOS INSTITUTOS FEDERAIS DAS REGIÕES SUDESTE E SUL
OLHARES A PARTIR DA ADEQUAÇÃO ÀS DCN-CNE/CP 02/2015
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v6i3.15795Resumo
O objetivo do presente artigo é mapear, descrever e analisar aspectos dos planos de ensino das disciplinas que tratam especificamente da perspectiva do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM). A partir de estudos anteriores, os critérios orientadores para a definição do corpus foram: (i) cursos de Licenciatura em Matemática ofertados nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia das Regiões Sudeste e Sul e (ii) projetos pedagógicos de cursos datados no intervalo 2016-2019 e que cumpriram as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior e para a Formação Continuada publicadas em 2015 (DCN-CNE/CP 02/2015). Para tanto, analisaram-se e problematizaram-se os planos de ensino das disciplinas que discutiam a perspectiva do LEM em relação aos seguintes aspectos: (i) especificidades gerais das disciplinas, (ii) ementário e (iii) referências bibliográficas (básicas e complementares). Os resultados revelam que as discussões a respeito do LEM são pouco exploradas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos e as informações presentes nos planos de ensino analisados sinalizam potencialidades de reflexões articuladoras entre diversas estratégias de ensino de matemática. Nesse sentido problematizar as disciplinas que versam a respeito do LEM se constitui como uma ação intimamente relacionada à formação inicial de futuros professores de matemática.
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