AS DISCIPLINAS DE LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DOS INSTITUTOS FEDERAIS DAS REGIÕES SUDESTE E SUL: OLHARES A PARTIR DA ADEQUAÇÃO ÀS DCN-CNE/CP 02/2015

AS DISCIPLINAS DE LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DOS INSTITUTOS FEDERAIS DAS REGIÕES SUDESTE E SUL

OLHARES A PARTIR DA ADEQUAÇÃO ÀS DCN-CNE/CP 02/2015

Autores/as

  • Enio Freire de Paula IFSP
  • Bruna Larissa Cecco Instituto Federal Farroupilha - campus Frederico Westphalen
  • Kelvin Rafael Rodrigues de Oliveira
  • Cleber Luiz da Cunha

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v6i3.15795

Resumen

O objetivo do presente artigo é mapear, descrever e analisar aspectos dos planos de ensino das disciplinas que tratam especificamente da perspectiva do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM). A partir de estudos anteriores, os critérios orientadores para a definição do corpus foram: (i) cursos de Licenciatura em Matemática ofertados nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia das Regiões Sudeste e Sul e (ii) projetos pedagógicos de cursos datados no intervalo 2016-2019 e que cumpriram as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior e para a Formação Continuada publicadas em 2015 (DCN-CNE/CP 02/2015). Para tanto, analisaram-se e problematizaram-se os planos de ensino das disciplinas que discutiam a perspectiva do LEM em relação aos seguintes aspectos: (i) especificidades gerais das disciplinas, (ii) ementário e (iii) referências bibliográficas (básicas e complementares). Os resultados revelam que as discussões a respeito do LEM são pouco exploradas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos e as informações presentes nos planos de ensino analisados sinalizam potencialidades de reflexões articuladoras entre diversas estratégias de ensino de matemática. Nesse sentido problematizar as disciplinas que versam a respeito do LEM se constitui como uma ação intimamente relacionada à formação inicial de futuros professores de matemática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bruna Larissa Cecco, Instituto Federal Farroupilha - campus Frederico Westphalen

Doutoranda em Educação

Publicado

2021-11-19

Cómo citar

Freire de Paula, E., Cecco, B. L., Rodrigues de Oliveira , K. R., & da Cunha, C. L. . (2021). AS DISCIPLINAS DE LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DOS INSTITUTOS FEDERAIS DAS REGIÕES SUDESTE E SUL: OLHARES A PARTIR DA ADEQUAÇÃO ÀS DCN-CNE/CP 02/2015. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 6(3), 128–148. https://doi.org/10.34179/revisem.v6i3.15795
Loading...