AS DISCIPLINAS COM FOCO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS PROJETOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA EM UNIVERSIDADES DO NORDESTE: REIFICAÇÕES E SIGNIFICADOS

AS DISCIPLINAS COM FOCO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS PROJETOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA EM UNIVERSIDADES DO NORDESTE: REIFICAÇÕES E SIGNIFICADOS

Autores

  • Jamille Vilas Bôas Instituto Federal da Bahia
  • Flávia Cristina de Macêdo Santana
  • Mayara de Miranda Santos
  • Lya Raquel Oliveira dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v6i3.15838

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar como as disciplinas que focam a Educação Matemática são apresentadas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos das Licenciaturas em Matemática das universidades públicas da região Nordeste que atualizaram seus projetos até 2019. Trata-se de uma investigação de abordagem qualitativa, operacionalizada por meio da análise documental. Os dados estão organizados e analisados com base em procedimentos analíticos da Grounded Theory. Dessa forma, reflete-se sobre a quantidade de disciplinas, suas cargas horárias e sua disposição nos semestres. Além disso, consideram-se duas categorias de análises: 1) discussões teóricas no campo da Educação Matemática; 2) interconexão entre a Educação Básica e a universidade por meio de conteúdos matemáticos.  Os resultados sugerem uma grande variação na apresentação dessas disciplinas nas diversas universidades, além da utilização dos conteúdos matemáticos enquanto objetos de fronteira, importantes reificações que conectam a comunidade escolar e a comunidade do curso de formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-11-19

Como Citar

Vilas Bôas, J., Flávia Cristina de Macêdo Santana, Mayara de Miranda Santos, & Lya Raquel Oliveira dos Santos. (2021). AS DISCIPLINAS COM FOCO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS PROJETOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA EM UNIVERSIDADES DO NORDESTE: REIFICAÇÕES E SIGNIFICADOS. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 6(3), 1–19. https://doi.org/10.34179/revisem.v6i3.15838
Loading...