ARTICULAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, BRINCADEIRAS E CORPO EM MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v6i2.16012Resumo
Este artigo tem como eixo norteador a Educação Matemática na Educação Infantil a partir do intercâmbio entre dois campos de experiências: “espaços, tempos, quantidades, relações e transformações” e “corpo, gestos e movimentos”, conforme documento normativo que orienta as práticas pedagógicas em território nacional, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo do estudo concentra-se na análise da percepção de conhecimentos matemáticos em brincadeiras que envolvem o corpo em movimento por parte dos professores de Educação Infantil. A pesquisa de abordagem qualitativa e natureza exploratório-interpretativa reuniu como instrumentos de produção de dados questionário e roda de conversa com três professoras da Educação Infantil. A análise revela que as profissionais percebem a importância das brincadeiras que envolvem o corpo em movimento para formação de conhecimentos matemáticos na primeira infância. No entanto, reconhecem fragilidades conceituais em decorrência de precariedade na formação inicial. Os resultados permitem refletir sobre a relevância da Educação Matemática na Educação Infantil por meio das brincadeiras, evidenciando o corpo em movimento como alicerce para o desenvolvimento infantil.
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