UM ESTUDO DO LIVRO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL DE RICHARD COURANT: REFLEXÕES PARA O ENSINO DE CONTEÚDOS DE ANÁLISE REAL

UM ESTUDO DO LIVRO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL DE RICHARD COURANT: REFLEXÕES PARA O ENSINO DE CONTEÚDOS DE ANÁLISE REAL

Autores

  • Kelly Roberta Mazzutti Lübeck Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
  • Regina Célia Guapo Pasquini Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v7i2.16530

Resumo

Apresentamos, neste artigo, um estudo comparativo entre livros comumente adotados na disciplina de análise real, em alguns cursos de formação de professores de matemática, especificamente, com o compêndio Cálculo Diferencial e Integral I, editado no início do século XX, do matemático Richard Courant, com o objetivo de discutir possíveis variações na apresentação dos temas trabalhados nesta disciplina e realizar um estudo sistemático da forma como os conceitos se apresentam. Para isso, por meio de uma pesquisa bibliográfica, buscamos na história da análise real os conteúdos que melhor à caracterizam para serem abordados em nosso estudo comparativo. Na sequência, detalhamos aspectos importantes do livro de Courant para, por fim, traçarmos um paralelo entre as obras.  Através desta investigação, foi possível apontarmos aspectos desta disciplina que podem ser trabalhados de modo distinto, explorando outras formas interpretativas, com releituras de alguns tópicos, de modo a expandir o olhar para assuntos que se mostraram essenciais para o desenvolvimento, e concepção atual, da própria matemática, conduzindo a implicações pedagógicas em relação ao ensino destes tópicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Célia Guapo Pasquini, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Professora do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Londrina – UEL.

Downloads

Publicado

2022-11-30

Como Citar

Mazzutti Lübeck, K. R., & Guapo Pasquini, R. C. . (2022). UM ESTUDO DO LIVRO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL DE RICHARD COURANT: REFLEXÕES PARA O ENSINO DE CONTEÚDOS DE ANÁLISE REAL. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 7(2), 97–122. https://doi.org/10.34179/revisem.v7i2.16530
Loading...