UM ESTUDO DO LIVRO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL DE RICHARD COURANT: REFLEXÕES PARA O ENSINO DE CONTEÚDOS DE ANÁLISE REAL
DOI :
https://doi.org/10.34179/revisem.v7i2.16530Résumé
Apresentamos, neste artigo, um estudo comparativo entre livros comumente adotados na disciplina de análise real, em alguns cursos de formação de professores de matemática, especificamente, com o compêndio Cálculo Diferencial e Integral I, editado no início do século XX, do matemático Richard Courant, com o objetivo de discutir possíveis variações na apresentação dos temas trabalhados nesta disciplina e realizar um estudo sistemático da forma como os conceitos se apresentam. Para isso, por meio de uma pesquisa bibliográfica, buscamos na história da análise real os conteúdos que melhor à caracterizam para serem abordados em nosso estudo comparativo. Na sequência, detalhamos aspectos importantes do livro de Courant para, por fim, traçarmos um paralelo entre as obras. Através desta investigação, foi possível apontarmos aspectos desta disciplina que podem ser trabalhados de modo distinto, explorando outras formas interpretativas, com releituras de alguns tópicos, de modo a expandir o olhar para assuntos que se mostraram essenciais para o desenvolvimento, e concepção atual, da própria matemática, conduzindo a implicações pedagógicas em relação ao ensino destes tópicos.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Licença Creative Commons
Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC) |