UMA PRÁTICA PARA O ENSINO DE ÁLGEBRA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA POR MEIO DE UM E-BOOK INTERATIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v9i1.18069

Resumo

Este artigo traz os e-books interativos como uma possibilidade para articular e organizar diferentes recursos tecnológicos para fins pedagógicos, com as percepções de licenciandos em Matemática sobre essa proposição, no contexto da formação de professores, sobre a temática das distintas concepções de variável no ensino de Álgebra. Por meio de uma aula remota apresentamos o e-book aos discentes e solicitamos que estes, posteriormente, interagissem e realizassem uma leitura na íntegra do material. Para coleta de dados, elaboramos um questionário que visou o levantamento das limitações e potencialidades do recurso no que tange seu uso, organização e compreensão do conteúdo. Pelo seu caráter descritivo, a pesquisa segue uma perspectiva qualitativa. Em nossas análises, confirmamos como principal potencialidade do e-book para fins pedagógicos a capacidade de agregar no mesmo material, diversas mídias e recursos, sendo que as limitações apontadas foram a necessidade de conexão à internet e a de algum dispositivo tecnológico para acessá-lo. Constatamos que os licenciandos estão abertos à possibilidade de uso de tecnologias digitais como as apresentadas no formato de um e-book interativo em suas futuras práticas docentes, e que os recursos utilizados foram coerentes e suficientes para mediar a discussão sobre as concepções de Álgebra no ensino de Matemática.

Palavras-chave: Tecnologias Digitais; formação de professores; ensino de Matemática; E-book interativo; Ensino de Álgebra; Concepções de variável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-03-07

Como Citar

Gleden Novaes da Silva, P., Paula Goulart de Menezes, L., dos Santos Cordeiro, E. ., & Boscarioli, C. (2024). UMA PRÁTICA PARA O ENSINO DE ÁLGEBRA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA POR MEIO DE UM E-BOOK INTERATIVO. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 9(1), 25–46. https://doi.org/10.34179/revisem.v9i1.18069