EDUCAÇÃO FINANCEIRA E A PRESENÇA DOS PILARES DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL EM ATIVIDADES PLUGADAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Autores

  • Danuza Cenci UFFS
  • Milton Kist

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v9i1.19072

Resumo

Neste artigo apresentamos uma revisão sistemática de teses e dissertações contidas no banco de dados da Capes visando encontrar e avaliar atividades realizadas em sala de aula com estudantes da Educação Básica, explorando conceitos de Educação Financeira que utilizaram ferramentas digitais para auxiliar no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação buscou identificar a presença dos pilares do Pensamento Computacional nas atividades e quais foram desenvolvidos pelos estudantes durante a resolução. A pesquisa realizada em setembro de 2022, no banco de dados da Capes identificou trinta e três trabalhos que passaram pelo protocolo inicial da revisão sistemática resultando em seis trabalhos para leitura na íntegra. Desses seis trabalhos, quatro foram selecionados para análise por conterem o objeto de interesse dessa pesquisa e neles constatou-se que os pilares, os quais se baseia o Pensamento Computacional:     Decomposição, Reconhecimento de Padrões, Abstração e Algoritmo, estiveram presentes e contribuíram para o fortalecimento e compreensão de conceitos de Educação Financeira.

Palavras-chave: Pensamento Computacional. Educação Financeira. Educação Básica. Tecnologias Digitais.

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Publicado

2024-03-07

Como Citar

Cenci, D., & Kist, M. (2024). EDUCAÇÃO FINANCEIRA E A PRESENÇA DOS PILARES DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL EM ATIVIDADES PLUGADAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 9(1), 68–88. https://doi.org/10.34179/revisem.v9i1.19072