PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DA ÁREA DA MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v9i4.19162Resumo
O artigo apresenta uma análise documental dos materiais didáticos destinados aos estudantes e professores do Ensino Médio, aprovados no edital do Programa Nacional do Livro e do Material Didático - PNLD, da área de Matemática e suas Tecnologias do Ensino Médio, tendo como objeto os conteúdos relacionados ao Pensamento Computacional. Para isso, foram analisadas as dez coleções de materiais didáticos de Matemática aprovadas no edital do PNLD 2021 (cada uma com seis exemplares) e disponibilizadas nas escolas, tanto a versão do aluno quanto a versão do professor. De forma geral, aspectos relacionados ao uso do Pensamento Computacional podem ser percebidos em todas as obras, porém, é importante observar que o PC está ligado essencialmente, à utilização dos princípios da computação para resolver problemas das diversas áreas do conhecimento, onde os estudantes não são apenas usuários de ferramentas, mas construtores, desta forma, a simples introdução de recursos computacionais não garante o seu efetivo desenvolvimento, pois envolve também uma mudança de postura do professor e do estudante no processo de ensino e de aprendizagem.
Palavras-chave: Plano Nacional do livro e material didático; Computação na Educação Básica; Linguagens de programação.
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Copyright (c) 2024 Luis Fernando Silveira da Silva, Janice Teresinha Reichert, Milton Kist
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