A PRESENÇA DAS MULHERES NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v9i4.19445Resumo
Essa pesquisa é fruto do trabalho de conclusão de curso e tem como objetivo analisar a presença das mulheres em uma coleção de livros didáticos de Matemática, visto que, no cenário escolar e particularmente nas salas de aula, essas mulheres não têm visibilidade. Nesse contexto, pretende-se contribuir com a prática do educador matemático ao propor-lhes refletir sobre a importância de abordar as participações de mulheres na Matemática na sala de aula, bem como para o meio científico uma vez que existem ainda lacunas presentes no tratamento dessa temática. Esta pesquisa segue uma abordagem qualitativa e terá como técnica de coleta de dados a análise documental. A revisão de literatura busca discutir a importância da história das mulheres na Matemática se fazer presente nos livros didáticos. Além disso, apresenta como a história dessas mulheres pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados obtidos através da análise de dados mostram como os livros didáticos de Matemática ignoram as contribuições de mulheres no desenvolvimento da Matemática.
Palavras-chave: História da Matemática. Contribuições femininas. Livro didático.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Diana Souza da Hora, Meline Nery Melo Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença Creative Commons
Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC) |