A PRESENÇA DAS MULHERES NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA

A PRESENÇA DAS MULHERES NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA

Autores

  • Diana Souza da Hora UFRB- CFP
  • Meline Nery Melo Pereira UFRB-CFP

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v9i4.19445

Resumo

Essa pesquisa é fruto do trabalho de conclusão de curso e tem como objetivo analisar a presença das mulheres em uma coleção de livros didáticos de Matemática, visto que, no cenário escolar e particularmente nas salas de aula, essas mulheres não têm visibilidade. Nesse contexto, pretende-se contribuir com a prática do educador matemático ao propor-lhes refletir sobre a importância de abordar as participações de mulheres na Matemática na sala de aula, bem como para o meio científico uma vez que existem ainda lacunas presentes no tratamento dessa temática. Esta pesquisa segue uma abordagem qualitativa e terá como técnica de coleta de dados a análise documental. A revisão de literatura busca discutir a importância da história das mulheres na Matemática se fazer presente nos livros didáticos. Além disso, apresenta como a história dessas mulheres pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados obtidos através da análise de dados mostram como os livros didáticos de Matemática ignoram as contribuições de mulheres no desenvolvimento da Matemática.

Palavras-chave: História da Matemática. Contribuições femininas. Livro didático.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

Souza da Hora, D., & Nery, M. (2024). A PRESENÇA DAS MULHERES NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 9(4), 251–270. https://doi.org/10.34179/revisem.v9i4.19445
Loading...