AS AÇÕES DE UM GRUPO DE ESTUDANTES EM UM PROJETO DE MODELAGEM: “A GENTE ESTÁ FAZENDO MUITA CURVA PARA FAZER UM NEGÓCIO MUITO SIMPLES”
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v9i1.19733Resumo
O objetivo deste artigo é analisar as ações de um grupo de estudantes no terceiro encontro para o desenvolvimento de um projeto de Modelagem. Os sujeitos da pesquisa são estudantes de uma turma de 3º Ano do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Meio Ambiente, do Instituto Federal de Minas Gerais, campus Governador Valadares. O procedimento metodológico foi a observação participante e o encontro foi registrado em áudio e vídeo. Os dados são de natureza qualitativa. O estudo se fundamenta na abordagem teórica da Educação Matemática Crítica e na Teoria Histórico-Cultural da Atividade. A análise dos dados indica que os estudantes atribuem diferentes sentidos para o projeto de Modelagem e os argumentos que apresentam mais força são aqueles que mais se aproximam dos que são validados em uma atividade respaldada na tradição da Educação Matemática escolar. Apesar disso, a natureza das discussões e dos conhecimentos produzidos é diferente daquela que prevalece em atividades que seguem a lógica da tradição da Educação Matemática escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ilaine da Silva Campos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença Creative Commons
Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC) |