INTERVENÇÃO NAS PRÁTICAS AVALIATIVAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM ENSAIO À LUZ DE PESQUISAS DO GEPEMA
Resumo
Este artigo explora o conceito de intervenção no contexto de práticas avaliativas em Educação Matemática, buscando refletir sobre seu papel como oportunidade de aprendizagem e prática de investigação. A revisão da literatura destaca uma variedade de instrumentos de avaliação que possibilitam a avaliação como oportunidade de aprendizagem e, nesse contexto, a prática da intervenção emerge como sendo relevante e necessária. A interseção entre a Educação Matemática Realística, a avaliação como prática de investigação e a visão da avaliação como oportunidade de aprendizagem proporciona uma compreensão a respeito do papel da intervenção, considerando os alunos como protagonistas do processo. A análise revela que as intervenções realizadas nos contextos avaliativos, têm a função não apenas de fornecer feedback, mas também de impulsionar o desenvolvimento do pensamento matemático, promovendo ambientes educacionais que oportunizem a regulação da aprendizagem, tanto por parte do professor quanto dos estudantes. Este ensaio teórico visa oportunizar uma discussão sobre a relevância da intervenção, destacando seu impacto nos processos de ensino, aprendizagem e avaliação na Educação Matemática.
Palavras-chave: Educação Matemática. Avaliação da Aprendizagem. Instrumentos de Avaliação. Intervenção. Educação Matemática Realística.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Thiago Trombini, Pamela Emanueli Alves Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença Creative Commons
Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC) |