INTERVENÇÃO NAS PRÁTICAS AVALIATIVAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM ENSAIO À LUZ DE PESQUISAS DO GEPEMA

INTERVENÇÃO NAS PRÁTICAS AVALIATIVAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM ENSAIO À LUZ DE PESQUISAS DO GEPEMA

Autores

  • Thiago Trombini
  • Pamela Emanueli Alves Ferreira Universidade Estadual de Londrina

Resumo

Este artigo explora o conceito de intervenção no contexto de práticas avaliativas em Educação Matemática, buscando refletir sobre seu papel como oportunidade de aprendizagem e prática de investigação. A revisão da literatura destaca uma variedade de instrumentos de avaliação que possibilitam a avaliação como oportunidade de aprendizagem e, nesse contexto, a prática da intervenção emerge como sendo relevante e necessária. A interseção entre a Educação Matemática Realística, a avaliação como prática de investigação e a visão da avaliação como oportunidade de aprendizagem proporciona uma compreensão a respeito do papel da intervenção, considerando os alunos como protagonistas do processo. A análise revela que as intervenções realizadas nos contextos avaliativos, têm a função não apenas de fornecer feedback, mas também de impulsionar o desenvolvimento do pensamento matemático, promovendo ambientes educacionais que oportunizem a regulação da aprendizagem, tanto por parte do professor quanto dos estudantes. Este ensaio teórico visa oportunizar uma discussão sobre a relevância da intervenção, destacando seu impacto nos processos de ensino, aprendizagem e avaliação na Educação Matemática.

Palavras-chave: Educação Matemática. Avaliação da Aprendizagem. Instrumentos de Avaliação. Intervenção. Educação Matemática Realística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-09-25

Como Citar

Trombini, T., & Alves Ferreira, P. E. (2024). INTERVENÇÃO NAS PRÁTICAS AVALIATIVAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM ENSAIO À LUZ DE PESQUISAS DO GEPEMA. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 9(3), 515–539. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/ReviSe/article/view/20387
Loading...