AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO DO ESPÍRITO SANTO: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE SAEB E PAEBES

AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO DO ESPÍRITO SANTO: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE SAEB E PAEBES

Autores

  • Natalia Lepaus Loureiro UFES
  • Denilson Junio Marques Soares Instituto Federal de Minas Gerais
  • Talita Emidio Andrade Soares
  • Wagner dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v9i3.20694

Resumo

Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de realizar uma análise comparativa entre o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes), com foco nos delineamentos metodológicos e nos resultados obtidos em Matemática pelas escolas de Ensino Médio do Estado. Por meio de uma pesquisa de método misto com perspectiva exploratória sequencial, identificaram-se convergências significativas entre as duas avaliações nas edições de 2017, 2019 e 2021, com destaque para a concepção dos cadernos de prova, as matrizes de referência, escalas de proficiência e padrões de desempenho. Análises quantitativas demonstram uma forte correlação entre os resultados, sem diferenças estatisticamente significativas nas médias de proficiência. Embora reconheça as vantagens do Paebes, como a realização anual das avaliações e a rápida disponibilização dos resultados para os gestores estaduais, o estudo suscita reflexões sobre o alto investimento público para sua organização e realização, especialmente quando o Saeb apresenta características e resultados educacionais tão próximos. Também se discute sobre a exaustiva rotina de avaliações externas, que frequentemente consome um tempo considerável das escolas, às vezes em detrimento do desenvolvimento de atividades pedagógicas essenciais para o processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes.

Palavras-chave: Avaliação externa aplicada em larga escala; Sistema de Avaliação da Educação Básica; Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo; Pesquisa Comparada.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalia Lepaus Loureiro, UFES

Graduanda do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade federal do Espirito Santo (UFES).  Bolsista de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Espírito Santo (FAPES).

Denilson Junio Marques Soares, Instituto Federal de Minas Gerais

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com atuação na linha de pesquisa "Educação, Formação Humana e Políticas Públicas" e estágio de doutoramento no Instituto de Educación da Universidad de Santiago de Chile (Usach/Chile) e na Facultat de Magisteri da Universitat de València (UV/Espanha). Mestre em Estatística Aplicada e Biometria e Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), com período sanduíche na Technische Universität München (TUM), Alemanha. É professor EBTT no Instituto Federal de Minas Gerais, onde atuou no Campus Piumhi (2017-2023) e atualmente encontra-se lotado no Campus Ouro Preto. 

Talita Emidio Andrade Soares

Doutoranda e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com atuação na linha de pesquisa "Educação, Formação Humana e Políticas Públicas" e estágio de Mestrado no Instituto de Educación da Universidad de Santiago de Chile (Usach/Chile) e de doutoramento na Facultat de Magisteri da Universitat de València (UV/Espanha). Especialista em Estatística e Matemática Financeira pelo Instituto Ibra e em Ensino de Matemática pela Faculdade Única de Ipatinga. Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa e em Pedagogia, também pelo Instituto Ibra.

Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2010). Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufes, e professor do curso de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da UFES. Líder do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

Downloads

Publicado

2024-09-25

Como Citar

Lepaus Loureiro, N., Marques Soares, D. J., Emidio Andrade Soares, T., & dos Santos, W. (2024). AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO DO ESPÍRITO SANTO: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE SAEB E PAEBES. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 9(3), 284 – 303. https://doi.org/10.34179/revisem.v9i3.20694
Loading...