AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO DO ESPÍRITO SANTO: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE SAEB E PAEBES
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v9i3.20694Resumen
Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de realizar uma análise comparativa entre o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes), com foco nos delineamentos metodológicos e nos resultados obtidos em Matemática pelas escolas de Ensino Médio do Estado. Por meio de uma pesquisa de método misto com perspectiva exploratória sequencial, identificaram-se convergências significativas entre as duas avaliações nas edições de 2017, 2019 e 2021, com destaque para a concepção dos cadernos de prova, as matrizes de referência, escalas de proficiência e padrões de desempenho. Análises quantitativas demonstram uma forte correlação entre os resultados, sem diferenças estatisticamente significativas nas médias de proficiência. Embora reconheça as vantagens do Paebes, como a realização anual das avaliações e a rápida disponibilização dos resultados para os gestores estaduais, o estudo suscita reflexões sobre o alto investimento público para sua organização e realização, especialmente quando o Saeb apresenta características e resultados educacionais tão próximos. Também se discute sobre a exaustiva rotina de avaliações externas, que frequentemente consome um tempo considerável das escolas, às vezes em detrimento do desenvolvimento de atividades pedagógicas essenciais para o processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes.
Palavras-chave: Avaliação externa aplicada em larga escala; Sistema de Avaliação da Educação Básica; Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo; Pesquisa Comparada.
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Derechos de autor 2024 Natalia Lepaus Loureiro, Denilson Junio Marques Soares, Talita Emidio Andrade Soares, Wagner dos Santos
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