A PROVA ESCRITA COMO INSTRUMENTO AVALIATIVO: DISCUTINDO UMA EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL EM MATEMÁTICA

A PROVA ESCRITA COMO INSTRUMENTO AVALIATIVO: DISCUTINDO UMA EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL EM MATEMÁTICA

Autores

  • Ricardo Fajardo Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes Universidade Federal de Santa Maria
  • Caroline dos Santos Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Maiara Luisa Klein Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v9i3.20704

Resumo

O trabalho aqui apresentado tem como objetivo discutir sobre a avaliação no curso de Licenciatura em Matemática a partir da experiência de organização de um de seus instrumentos, a prova escrita, por meio das percepções de acadêmicos. Entendendo que é importante propiciar espaços de reflexões sobre a avaliação na formação inicial de futuros professores, organizou-se uma atividade formativa na disciplina de Matemática Financeira de um Curso de Licenciatura em Matemática, que consistiu na elaboração de uma avaliação pelos próprios estudantes da disciplina. A partir dessa vivência, eles foram convidados a responder um questionário que foi analisado a partir de três categorias: 1) As avaliações nas disciplinas no Curso de Licenciatura em Matemática; 2) A experiência da disciplina de Matemática Financeira; 3) Possíveis impactos da experiência nas aprendizagens para a docência. Com base nos dados, destaca-se que esta experiência foi considerada diferenciada no processo de formação dos estudantes, evidenciando-se: importância da interação entre os sujeitos; vivências e instrumentos distintos para contribuir com a prática na futura atuação do professor; e relevância da avaliação como processo formativo. Considera-se, portanto, que uma prova escrita pode ser instrumento de uma avaliação formativa, quando promove reflexões que levem à aprendizagem do estudante.

Palavras-chave: Avaliação Formativa. Prova Escrita. Formação de professores. Ensino de Matemática. Ensino e aprendizagem. Aprendizagem para a docência.

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Biografia do Autor

Caroline dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestre em Educação Matemática, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Maiara Luisa Klein, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutoranda em Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS.

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Publicado

2024-09-25

Como Citar

Fajardo, R., Roesler Luersen Vieira Lopes, A., Santos, C. dos, & Klein, M. L. (2024). A PROVA ESCRITA COMO INSTRUMENTO AVALIATIVO: DISCUTINDO UMA EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL EM MATEMÁTICA. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 9(3), 369 – 390. https://doi.org/10.34179/revisem.v9i3.20704
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