A PROVA ESCRITA COMO INSTRUMENTO AVALIATIVO: DISCUTINDO UMA EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL EM MATEMÁTICA
DOI :
https://doi.org/10.34179/revisem.v9i3.20704Résumé
O trabalho aqui apresentado tem como objetivo discutir sobre a avaliação no curso de Licenciatura em Matemática a partir da experiência de organização de um de seus instrumentos, a prova escrita, por meio das percepções de acadêmicos. Entendendo que é importante propiciar espaços de reflexões sobre a avaliação na formação inicial de futuros professores, organizou-se uma atividade formativa na disciplina de Matemática Financeira de um Curso de Licenciatura em Matemática, que consistiu na elaboração de uma avaliação pelos próprios estudantes da disciplina. A partir dessa vivência, eles foram convidados a responder um questionário que foi analisado a partir de três categorias: 1) As avaliações nas disciplinas no Curso de Licenciatura em Matemática; 2) A experiência da disciplina de Matemática Financeira; 3) Possíveis impactos da experiência nas aprendizagens para a docência. Com base nos dados, destaca-se que esta experiência foi considerada diferenciada no processo de formação dos estudantes, evidenciando-se: importância da interação entre os sujeitos; vivências e instrumentos distintos para contribuir com a prática na futura atuação do professor; e relevância da avaliação como processo formativo. Considera-se, portanto, que uma prova escrita pode ser instrumento de uma avaliação formativa, quando promove reflexões que levem à aprendizagem do estudante.
Palavras-chave: Avaliação Formativa. Prova Escrita. Formação de professores. Ensino de Matemática. Ensino e aprendizagem. Aprendizagem para a docência.
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