INSTRUMENTOS AVALIATIVOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: A SUA DIVERSIDADE EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA BAHIA

INSTRUMENTOS AVALIATIVOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: A SUA DIVERSIDADE EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA BAHIA

Autores

  • Amanda dos Santos Santiago Instituto Federal da Bahia (IFBA) - Valença
  • Jamille Vilas Bôas https://orcid.org/0000-0002-1795-6880

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v9i3.20705

Resumo

Este trabalho visa analisar a diversificação de instrumentos avaliativos e seus usos nas disciplinas específicas de uma graduação de licenciatura em Matemática. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os professores que atuam no Núcleo de Formação Básica (NFB) de uma graduação desse tipo como forma de obtenção de dados. A análise qualitativa desses dados foi realizada a partir do relacionamento dessas informações com as referências teóricas que orientam o estudo e de acordo com indexadores, que são temas norteadores utilizados para analisar as falas dos entrevistados, tais como: a formação docente, a avaliação tradicional, os instrumentos avaliativos e outros. Concluímos, portanto, que há o interesse por parte dos professores em diversificar os seus instrumentos avaliativos, além de investir em formação acadêmica relativa ao tema da avaliação. Entretanto, é importante salientar que tão importante quanto diversificar os métodos avaliativos, é modificar a maneira de interpretar os seus resultados.

Palavras-chave: Avaliação da Aprendizagem Matemática. Licenciatura em Matemática. Instrumentos avaliativos. Diversificação.

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Biografia do Autor

Amanda dos Santos Santiago, Instituto Federal da Bahia (IFBA) - Valença

Professora de Matemática com experiências na elaboração e apresentação de trabalhos acadêmicos. Possui habilidades para orientar a aprendizagem também em outras áreas do conhecimento, como para ministrar aulas online.

Jamille Vilas Bôas, https://orcid.org/0000-0002-1795-6880

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela UFBA e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Foi membro do Núcleo de Pesquisa em Modelagem Matemática (NUPEMM-UEFS) entre 2009 e 2010 e do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática (EnCiMa-UFBA) entre 2010 e 2015. Integrou o Observatório da Educação Matemática da Bahia (OEM-UFBA) entre 2011 e 2016 e atuou como supervisora do Programa de Iniciação à Docência (PIBID-IFBA) entre 2018 e 2019. Atualmente é professora do Instituto Federal da Bahia (IFBA) e coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática do IFBA, campus Valença. Orienta projetos de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase no uso de materiais manipuláveis no ensino de Matemática e na produção de materiais curriculares educativos.

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Publicado

2024-09-25

Como Citar

dos Santos Santiago, A., & Vilas Bôas , J. (2024). INSTRUMENTOS AVALIATIVOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: A SUA DIVERSIDADE EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA BAHIA. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 9(3), 347 – 368. https://doi.org/10.34179/revisem.v9i3.20705
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