INSTRUMENTOS AVALIATIVOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: A SUA DIVERSIDADE EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v9i3.20705Resumo
Este trabalho visa analisar a diversificação de instrumentos avaliativos e seus usos nas disciplinas específicas de uma graduação de licenciatura em Matemática. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os professores que atuam no Núcleo de Formação Básica (NFB) de uma graduação desse tipo como forma de obtenção de dados. A análise qualitativa desses dados foi realizada a partir do relacionamento dessas informações com as referências teóricas que orientam o estudo e de acordo com indexadores, que são temas norteadores utilizados para analisar as falas dos entrevistados, tais como: a formação docente, a avaliação tradicional, os instrumentos avaliativos e outros. Concluímos, portanto, que há o interesse por parte dos professores em diversificar os seus instrumentos avaliativos, além de investir em formação acadêmica relativa ao tema da avaliação. Entretanto, é importante salientar que tão importante quanto diversificar os métodos avaliativos, é modificar a maneira de interpretar os seus resultados.
Palavras-chave: Avaliação da Aprendizagem Matemática. Licenciatura em Matemática. Instrumentos avaliativos. Diversificação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Amanda; Jamille
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença Creative Commons
Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC) |