INTERVENÇÕES DO PROFESSOR EM PROJETOS DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM DE AVALIAÇÃO FORMATIVA

INTERVENÇÕES DO PROFESSOR EM PROJETOS DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM DE AVALIAÇÃO FORMATIVA

Autores

  • Milena Luvison Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Jader Otavio Dalto Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Karina Alessandra Pessoa da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v9i3.20712

Resumo

Este estudo analisa como intervenções do professor influenciam o desenvolvimento de Projetos em Modelagem Matemática no Ensino Médio. Denominado "Projeto de Modelagem Matemática às sextas", o projeto envolveu três atividades com o objetivo de arrecadar recursos para uma viagem de formatura. Por meio de uma abordagem qualitativa, realizada em uma turma de 3ª série do Ensino Médio em 2021, os participantes foram divididos em grupos para desenvolver as atividades. A professora-pesquisadora avaliava as atividades e fornecia feedback oral ou escrito aos alunos, permitindo que eles refletissem sobre seus erros e acertos. Os resultados destacam um método de avaliação diferente do tradicional, no qual os alunos são avaliados ao longo de todo o processo de desenvolvimento das atividades, através do feedback do professor e da análise final, promovendo a reflexão sobre o trabalho realizado.

Palavras-chave: Educação Matemática. Avaliação Formativa. Modelagem Matemática. Projetos de Modelagem Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-09-25

Como Citar

Luvison, M., Dalto, J. O., & Pessoa da Silva, K. A. (2024). INTERVENÇÕES DO PROFESSOR EM PROJETOS DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM DE AVALIAÇÃO FORMATIVA. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 9(3), 264–283. https://doi.org/10.34179/revisem.v9i3.20712
Loading...