INTERVENÇÕES DO PROFESSOR EM PROJETOS DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM DE AVALIAÇÃO FORMATIVA
DOI :
https://doi.org/10.34179/revisem.v9i3.20712Résumé
Este estudo analisa como intervenções do professor influenciam o desenvolvimento de Projetos em Modelagem Matemática no Ensino Médio. Denominado "Projeto de Modelagem Matemática às sextas", o projeto envolveu três atividades com o objetivo de arrecadar recursos para uma viagem de formatura. Por meio de uma abordagem qualitativa, realizada em uma turma de 3ª série do Ensino Médio em 2021, os participantes foram divididos em grupos para desenvolver as atividades. A professora-pesquisadora avaliava as atividades e fornecia feedback oral ou escrito aos alunos, permitindo que eles refletissem sobre seus erros e acertos. Os resultados destacam um método de avaliação diferente do tradicional, no qual os alunos são avaliados ao longo de todo o processo de desenvolvimento das atividades, através do feedback do professor e da análise final, promovendo a reflexão sobre o trabalho realizado.
Palavras-chave: Educação Matemática. Avaliação Formativa. Modelagem Matemática. Projetos de Modelagem Matemática.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Milena Luvison, Jader Otavio Dalto, Karina Alessandra Pessoa da Silva 2024
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Licença Creative Commons
Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC) |