REFLETINDO SOBRE APREENSÕES FIGURAIS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS GEOMÉTRICOS: PERSPECTIVAS DE ALUNOS DO 8.º ANO
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v9i4.20984Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo investigar possibilidades de apreensões figurais mobilizadas durante a resolução de problemas geométricos por alunos do 8.º ano do Ensino Fundamental. Utilizaram-se os estudos de Duval (1994, 1995, 2006, 2012, 2018) sobre apreensões para conduzir esta investigação – de caráter qualitativo e com características intervencionistas –, envolvendo 23 estudantes de uma escola particular em São Paulo. A coleta de dados incluiu protocolos de tarefas respondidas pelos participantes, observações e registros escritos e gravados em vídeo e áudio. Os resultados destacaram que a manipulação direta com figuras potencializa o desenvolvimento das apreensões figurais, em especial para compreender conceitos geométricos; incentiva a exploração de estratégias; estimula a visualização espacial e o raciocínio dedutivo; proporcionando aos alunos uma aprendizagem mais significativa A sistematização dessas estratégias e o uso de materiais manipulativos desempenharam um papel relevante no desenvolvimento das habilidades matemáticas dos alunos, preparando-os para enfrentar situações-problema com confiança e criatividade. Salienta-se, assim, a relevância das apreensões e manipulações figurativas como elementos potencialmente ricos no ensino de Geometria.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem de Matemática. Ensino Fundamental. Apreensão Figural. Resolução de Problemas. Materiais Manipuláveis.
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