REFLETINDO SOBRE APREENSÕES FIGURAIS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS GEOMÉTRICOS: PERSPECTIVAS DE ALUNOS DO 8.º ANO

REFLETINDO SOBRE APREENSÕES FIGURAIS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS GEOMÉTRICOS: PERSPECTIVAS DE ALUNOS DO 8.º ANO

Autores

  • Antônio Alexandre Aparecido da Silva Universidade Anhanguera de São Paulo
  • Angelica da Fontoura Garcia Silva Unian
  • Ruy Cesar Pietropaolo Unopar e Unian

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v9i4.20984

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo investigar possibilidades de apreensões figurais mobilizadas durante a resolução de problemas geométricos por alunos do 8.º ano do Ensino Fundamental. Utilizaram-se os estudos de Duval (1994, 1995, 2006, 2012, 2018) sobre apreensões para conduzir esta investigação – de caráter qualitativo e com características intervencionistas –, envolvendo 23 estudantes de uma escola particular em São Paulo. A coleta de dados incluiu protocolos de tarefas respondidas pelos participantes, observações e registros escritos e gravados em vídeo e áudio. Os resultados destacaram que a manipulação direta com  figuras potencializa o desenvolvimento das apreensões figurais, em especial para compreender conceitos geométricos;  incentiva a exploração de estratégias; estimula a visualização espacial e o raciocínio dedutivo;  proporcionando aos alunos uma aprendizagem mais significativa A sistematização dessas estratégias e o uso de materiais manipulativos desempenharam um papel relevante no desenvolvimento das habilidades matemáticas dos alunos, preparando-os para enfrentar situações-problema com confiança e criatividade. Salienta-se, assim, a relevância das apreensões e manipulações figurativas como elementos potencialmente ricos no ensino de Geometria.

Palavras-chave: Ensino e aprendizagem de Matemática. Ensino Fundamental. Apreensão Figural. Resolução de Problemas. Materiais Manipuláveis.

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Biografia do Autor

Antônio Alexandre Aparecido da Silva, Universidade Anhanguera de São Paulo

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera (UNIAN), Doutorando em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera (UNIAN). Matemático e Especialista em Educação Matemática pelas Faculdades Oswaldo Cruz. É professor nas redes estadual e particular de ensino da cidade de São Paulo desde 1986, desde 2009 atua também no Ensino Superior como docente. Áreas de interesse: Geometria, resolução de problemas, jogos, Aprendizagem baseada em Projetos, Aprendizagem Baseada em problemas, Personalização do ensino e Metodologias ativas.

Angelica da Fontoura Garcia Silva, Unian

Professora do pós graduação em educação matemática da Unian desde 2007

Ruy Cesar Pietropaolo, Unopar e Unian

Licenciado em Matemática e Pedagogia. Possui mestrado em Educação (Currículo) e doutorado em Educação Matemática pela PUC/SP. Prêmio CAPES de Teses em 2006 de melhor tese da área de Ensino. Recebeu o título de Cavaleiro da Ordem Nacional do Mérito Educativo, Ministério da Educação do Brasil (2018).Orienta doutorado e é docente do corpo permanente e coordenador do programa de Pós-graduação em Educação Matemática, stricto sensu, da Universidade Anhanguera de São Paulo. Desenvolve pesquisas sobre currículos de Matemática na Educação Básica. Faz também pesquisas sobre a formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática, sobre o ensino de Probabilidade e Estatística e sobre História da Educação Matemática. Organizou e coordenou cursos em Programas de Formação de Professores na rede pública de São Paulo. Foi Professor assistente do Departamento de Matemática da PUC/SP. Coordenou projeto financiado pela Capes relativo ao Programa Observatório da Educação (dois projetos). Presta assessoria a Fundações para elaboração de Matrizes de Referências e análise de resultados de Avaliações Externas. Participou como elaborador dos PCN para o Ensino Fundamental. Participou como elaborador da Proposta Curricular de Matemática do Estado de São Paulo de 1987/1988 e da Nova Proposta em 2010. Membro da equipe de elaboração da Base Nacional Comum Curricular da área Matemática (BNCC) 1ª e 2ª versões (preliminares) e redator da 3ª versão do ensino Fundamental e elaboração da BNCC do Ensino Médio.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

Aparecido da Silva, A. A., Garcia Silva, A. da F., & Pietropaolo, R. C. (2024). REFLETINDO SOBRE APREENSÕES FIGURAIS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS GEOMÉTRICOS: PERSPECTIVAS DE ALUNOS DO 8.º ANO. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 9(4), 195–213. https://doi.org/10.34179/revisem.v9i4.20984
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