SABERES PROFISSIONAIS EM TEMPOS DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA PARA O PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v10i1.21059Resumo
A temática da profissionalização da docência é uma discussão ampla que envolve vários fatores. Um deles se relaciona aos saberes. Neste trabalho, objetivamos caracterizar como foram didatizados os saberes operacionalizados para o ensino da matemática à época do Movimento da Matemática Moderna no livro Hora Alegre na Matemática. Com o propósito de substanciar essa investigação, realizaremos a análise do livro didático supracitado, observando as orientações oferecidas aos professores no manual, visando abordar os principais temas amplamente divulgados durante esse Movimento. Mais especificamente, iremos examinar as orientações referentes ao conteúdo “conjuntos”. Por se tratar de uma abordagem qualitativa de pesquisa, de cunho historiográfico, toma-se como base os estudos de Hofstetter e Valente (2017). A as análises nos permitem inferir que ao seguir as orientações para o ensino dos conteúdos, os professores deveriam mobilizar os saberes para ensinar.
Palavras-chave: saberes profissionais; matemática moderna; Hora Alegre na Matemática
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