COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS POR PROFESSORES QUANDO ANALISAM TAREFAS MATEMÁTICAS
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v10i1.21214Resumo
Este artigo faz parte de uma pesquisa mais ampla, cujo objetivo foi avaliar o desenvolvimento de competências no professor da Educação Básica para análise de tarefas matemáticas sobre medidas de comprimento, em especial, a competência em análise epistêmica. A pesquisa foi realizada com dezoito professores da Educação Básica licenciados em letras, pedagogia, física e matemática participantes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática das Ciências Experimentais e da Matemática, que gentilmente analisaram um conjunto de tarefas sobre medidas de comprimento. Os dados foram analisados à luz dos Critérios de Adequação Didática, ferramenta que compõe a Abordagem Ontossemiótica do Conhecimento e Instrução Matemática. O estudo voltou-se para formação de professores e foi desenvolvido seguindo o método do Ciclo de Estudo e Desenho de Tarefas, o qual reorganizamos em três etapas: análise, estudo e reanálise de tarefas, sendo o foco deste artigo a primeira etapa, na qual apresentamos os resultados obtidos na análise de uma tarefa matemática. Tais resultados apontam que, durante as análises, os professores demonstraram competências de ordem matemática, comunicativa e argumentativa, de modo que foram evidenciadas preocupações com a linguagem empregada nas tarefas; foram apontadas possíveis ambiguidades presentes nos enunciados e foram debatidos conceitos matemáticos.
Palavras-chave: Competência em Análise de Tarefas. Critérios de Adequação Didática. Critérios de Desenho de Tarefas. Formação de Professores. Medidas de comprimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Magna Mendes Nunes, Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão, Márcia Azevedo Campos, Adriana Breda

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Licença Creative Commons
Todos os artigos publicados nesta revista estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY 4.0). Isso significa que qualquer pessoa pode copiar, distribuir, remixar, adaptar e utilizar os artigos para qualquer fim, inclusive comercial, desde que seja fornecida a devida atribuição aos autores e à revista. Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |