ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL: O QUE REVELAM DISCENTES DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA?

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL: O QUE REVELAM DISCENTES DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA?

Autores

  • Laisa Moura Chaves Universidade Estadual do Ceará
  • Francisco Narcélio Nunes dos Santos Universidade Estadual do Ceará
  • Francisco Wagner Soares Oliveira Universidade Estadual do Ceará
  • Otávio Floriano Paulino Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v10i1.21702

Resumo

É consenso entre professores e pesquisadores que o estágio supervisionado é uma disciplina fundamental para a formação prática e teórica dos licenciandos, principalmente pela diversidade de experiências e reflexões que o ambiente escolar e a universidade proporcionam. Na licenciatura em Matemática não é diferente, pois o estágio cumpre um papel singular na formação dos futuros professores. Contudo, sabe-se que o estágio também é para os discentes, um momento de tensão, pois envolve ambientes diferentes, a saber: universidade e escola. Desse modo, ele impulsiona os discentes a produzir uma variedade de percepções. Cientes desse fato, neste estudo, tem-se como objetivo desvelar o estágio supervisionado a partir da percepção de discentes da Licenciatura em Matemática da FAFIDAM. Para tanto, a partir de uma abordagem qualitativa de pesquisa e da análise de conteúdo de Bardin (2011), é feito um estudo em 10 relatórios de estágio produzidos por discentes do curso de Licenciatura em Matemática da FAFIDAM. Os resultados apontam o estágio como uma possibilidade de abertura para a pesquisa sobre a prática em sala de aula, o estágio como momento de formação da e para a prática e o estágio como ambiente para perceber a dependência e a relação existentes entre teoria e prática.

Palavras-chave: Estágio Supervisionado; Ensino Fundamental – Anos Finais; Formação Inicial; Licenciatura em Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laisa Moura Chaves, Universidade Estadual do Ceará

Graduação em andamento em Licenciatura em Matemática pela Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora da Educação Básica da rede pública minicipal de Tabuleiro do Norte - CE.

Francisco Narcélio Nunes dos Santos, Universidade Estadual do Ceará

Graduação em andamento em Licenciatura em Matemática pela Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM) da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Otávio Floriano Paulino, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual do Ceará (2011), graduação em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2011), graduação em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Metodista de São Paulo (2010), especialização em matemática pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá, mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (2013) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Realizou pós-doutorado na área de Telecomunicações na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e outro na área de Ensino na Universidade Federal do Amazonas. Atualmente é professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Tem experiência na área de Física e Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais, Física Matemática e Telecomunicações. Tem atuado nos seguintes temas: equações diferencias especiais, ensino de física e de matemática, formação docente, tecnologias de informação e comunicação e metodologias de ensino e aprendizagem.

Downloads

Publicado

2025-04-18

Como Citar

Chaves, L. M., Santos, F. N. N. dos, Oliveira, F. W. S., & Paulino, O. F. (2025). ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL: O QUE REVELAM DISCENTES DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA?. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 10(1), 82–107. https://doi.org/10.34179/revisem.v10i1.21702
Loading...