ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL: O QUE REVELAM DISCENTES DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA?
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v10i1.21702Resumo
É consenso entre professores e pesquisadores que o estágio supervisionado é uma disciplina fundamental para a formação prática e teórica dos licenciandos, principalmente pela diversidade de experiências e reflexões que o ambiente escolar e a universidade proporcionam. Na licenciatura em Matemática não é diferente, pois o estágio cumpre um papel singular na formação dos futuros professores. Contudo, sabe-se que o estágio também é para os discentes, um momento de tensão, pois envolve ambientes diferentes, a saber: universidade e escola. Desse modo, ele impulsiona os discentes a produzir uma variedade de percepções. Cientes desse fato, neste estudo, tem-se como objetivo desvelar o estágio supervisionado a partir da percepção de discentes da Licenciatura em Matemática da FAFIDAM. Para tanto, a partir de uma abordagem qualitativa de pesquisa e da análise de conteúdo de Bardin (2011), é feito um estudo em 10 relatórios de estágio produzidos por discentes do curso de Licenciatura em Matemática da FAFIDAM. Os resultados apontam o estágio como uma possibilidade de abertura para a pesquisa sobre a prática em sala de aula, o estágio como momento de formação da e para a prática e o estágio como ambiente para perceber a dependência e a relação existentes entre teoria e prática.
Palavras-chave: Estágio Supervisionado; Ensino Fundamental – Anos Finais; Formação Inicial; Licenciatura em Matemática.
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