FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS E ONDAS SONORAS: UM ESTUDO DE POSSIBILIDADES A PARTIR DE UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR

FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS E ONDAS SONORAS: UM ESTUDO DE POSSIBILIDADES A PARTIR DE UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR

Autores

  • Rosane Rossato Binotto Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Janaina Estela Pinheiro Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Vitor José Petry Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

Neste artigo, apresentam-se resultados de pesquisa realizada com professores de Matemática e Física do Ensino Médio. O objetivo deste trabalho é identificar potencialidades e possibilidades do uso de objetos virtuais de aprendizagem (OVA) para o ensino de funções trigonométricas a partir de uma abordagem interdisciplinar, por meio de um exercício de imaginação pedagógica (IP). Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa propositiva, baseada na IP, na perspectiva proposta por Skovsmose (2015), e os dados produzidos foram organizados por meio de categorias que emergiram a partir da análise. Como resultados da pesquisa, destaca-se o uso do material didático, pelos professores, como uma possibilidade para abordar conceitos de Matemática e Física, de forma mais dinâmica, e, com relação aos estudantes, menciona-se a oportunidade de interagir com objetos de estudo, também de forma dinâmica, favorecendo a visualização matemática e a compreensão conceitual. Além disso, os dados obtidos evidenciam que a interdisciplinaridade entre a Matemática e a Física, a partir de exemplos práticos, pode contribuir para a motivação dos estudantes e, consequentemente, conduzir à aprendizagem dos conceitos estudados.

Palavras-chave: Objetos Virtuais de Aprendizagem; Imaginação Pedagógica; Tecnologias Digitais; Trigonometria; Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-11-01

Como Citar

Rossato Binotto, R., Pinheiro, J. E., & Petry, V. J. (2025). FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS E ONDAS SONORAS: UM ESTUDO DE POSSIBILIDADES A PARTIR DE UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 10(2), 22–39. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/ReviSe/article/view/21783
Loading...