FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS E ONDAS SONORAS: UM ESTUDO DE POSSIBILIDADES A PARTIR DE UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR
Resumo
Neste artigo, apresentam-se resultados de pesquisa realizada com professores de Matemática e Física do Ensino Médio. O objetivo deste trabalho é identificar potencialidades e possibilidades do uso de objetos virtuais de aprendizagem (OVA) para o ensino de funções trigonométricas a partir de uma abordagem interdisciplinar, por meio de um exercício de imaginação pedagógica (IP). Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa propositiva, baseada na IP, na perspectiva proposta por Skovsmose (2015), e os dados produzidos foram organizados por meio de categorias que emergiram a partir da análise. Como resultados da pesquisa, destaca-se o uso do material didático, pelos professores, como uma possibilidade para abordar conceitos de Matemática e Física, de forma mais dinâmica, e, com relação aos estudantes, menciona-se a oportunidade de interagir com objetos de estudo, também de forma dinâmica, favorecendo a visualização matemática e a compreensão conceitual. Além disso, os dados obtidos evidenciam que a interdisciplinaridade entre a Matemática e a Física, a partir de exemplos práticos, pode contribuir para a motivação dos estudantes e, consequentemente, conduzir à aprendizagem dos conceitos estudados.
Palavras-chave: Objetos Virtuais de Aprendizagem; Imaginação Pedagógica; Tecnologias Digitais; Trigonometria; Educação Básica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rosane Rossato Binotto, Janaina Estela Pinheiro, Vitor José Petry

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Licença Creative Commons
| Todos os artigos publicados nesta revista estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY 4.0). Isso significa que qualquer pessoa pode copiar, distribuir, remixar, adaptar e utilizar os artigos para qualquer fim, inclusive comercial, desde que seja fornecida a devida atribuição aos autores e à revista. Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |