MATEMÁTICAS DOS CALENDÁRIOS MAIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE PESQUISAS ACADÊMICAS NACIONAIS

MATEMÁTICAS DOS CALENDÁRIOS MAIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE PESQUISAS ACADÊMICAS NACIONAIS

Autores

  • Thayane Camile dos Santos Universidade Federal de Alagoas
  • Elisabelly dos Santos Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Nickson Deyvis da Silva Correia Universidade Federal de Alagoas
  • Viviane de Oliveira Santos Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v10i2.22528

Resumo

Este trabalho apresenta uma Revisão Sistemática de Literatura realizada no projeto de pesquisa “Histórias das matemáticas da civilização maia”, inserido no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade Federal de Alagoas (Pibic-Ufal). O foco da revisão foi investigar como as pesquisas acadêmicas nacionais exploram as matemáticas presentes nos Calendários Maias. Para isso, foram identificados 232 estudos relevantes no Google Acadêmico, dos quais 7 pesquisas foram selecionadas para uma análise aprofundada a partir dos critérios de inclusão e exclusão. Os Calendários Maias estudados foram analisados quanto à sua estrutura matemática, ao seu uso do sistema numérico vigesimal e à sua inserção no Ensino de Matemática. A conclusão aponta que, embora o sistema vigesimal desempenhe um papel crucial na construção desses calendários, há carência de estudos que explorem de forma mais abrangente essa relação. Logo, o artigo reforça a importância de aprofundar a pesquisa sobre a conexão entre Matemática, história e cultura, incentivando educadores e pesquisadores a integrar esses temas no ensino.

Palavras-chave: História da Matemática; Civilização Maia; Pibic; Sistema Numérico Maia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thayane Camile dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Graduanda em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Elisabelly dos Santos Silva, Universidade Federal de Alagoas

Graduanda em Matemática licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas. Bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) no projeto de pesquisa "Civilização maia: matemáticas associadas à astronomia, aos números, à geometria e aos calendários" e colaboradora no grupo de extensão "Sem mais nem menos" do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas.

Nickson Deyvis da Silva Correia, Universidade Federal de Alagoas

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática e Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), campus A. C. Simões. Professor de instituições da Rede Particular de Ensino. Membro do Grupo de Pesquisa 'História da Matemática e Educação Matemática' da UFAL. Colaborador no grupo de extensão 'Sem mais nem menos' do Instituto de Matemática da UFAL. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em História da Matemática, História da Educação Matemática, Ensino de Matemática e Etnomatemática.

Viviane de Oliveira Santos, Universidade Federal de Alagoas

Possui doutorado em Educação Matemática e pós-doutorado na área de História das Ciências pela Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (Unesp), mestrado em Matemática e licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Atualmente, é professora efetiva no Instituto de Matemática da Ufal, coordenadora do projeto de extensão “Sem mais nem menos” da Ufal, docente no Profmat-Ufal e no Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, editora-adjunta da Coleção História da Matemática da Sociedade Brasileira de Matemática, líder do Grupo de Pesquisa “História da Matemática e Educação Matemática” da Ufal, membro da diretoria da Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação Básica (ANPMat). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em História da Matemática, História da Educação Matemática, Educação Matemática e Ensino de Matemática.

Downloads

Publicado

2025-11-01

Como Citar

dos Santos, T. C., dos Santos Silva, E., da Silva Correia, N. D., & de Oliveira Santos, V. (2025). MATEMÁTICAS DOS CALENDÁRIOS MAIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE PESQUISAS ACADÊMICAS NACIONAIS. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 10(2), 62–82. https://doi.org/10.34179/revisem.v10i2.22528
Loading...