INDÍCIOS DOS PILARES DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL EM QUESTÕES DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM)
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v10i2.22619Resumo
Este trabalho investiga se e como a decomposição, o reconhecimento de padrões, a abstração e os algoritmos podem ser mobilizados na resolução de questões que envolvem juros compostos e sistemas de amortização no Enem, entre 1998 e 2023. Com uma abordagem qualitativa, foram identificadas nove questões, que foram analisadas a partir de quatro pilares: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmos. Essas questões foram resolvidas detalhadamente, e os pilares do Pensamento Computacional (PC) envolvidos em cada uma delas foram justificados à luz da literatura. A pesquisa revelou que o reconhecimento de padrões e a decomposição foram os pilares mais frequentes, refletindo a natureza interpretativa das questões, que frequentemente envolvem a análise de fluxos de caixa e a identificação de regularidades, como o transporte de valores no tempo. Por outro lado, abstração e algoritmo foram identificados, respectivamente, em três e duas questões, sobretudo naquelas que envolviam a manipulação algébrica ou processos sistemáticos.
Palavras-chave: Pensamento Computacional, Matemática Financeira, Juros Compostos, Enem, Sistemas de Amortização.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Felipe Roos da Silva, Cristhian Lovis, Rita de Cássia Pistóia Mariani

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Licença Creative Commons
| Todos os artigos publicados nesta revista estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY 4.0). Isso significa que qualquer pessoa pode copiar, distribuir, remixar, adaptar e utilizar os artigos para qualquer fim, inclusive comercial, desde que seja fornecida a devida atribuição aos autores e à revista. Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |