INDÍCIOS DOS PILARES DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL EM QUESTÕES DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM)

INDÍCIOS DOS PILARES DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL EM QUESTÕES DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM)

Autores

  • Felipe Roos da Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Cristhian Lovis
  • Rita de Cássia Pistóia Mariani

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v10i2.22619

Resumo

Este trabalho investiga se e como a decomposição, o reconhecimento de padrões, a abstração e os algoritmos podem ser mobilizados na resolução de questões que envolvem juros compostos e sistemas de amortização no Enem, entre 1998 e 2023. Com uma abordagem qualitativa, foram identificadas nove questões, que foram analisadas a partir de quatro pilares: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmos. Essas questões foram resolvidas detalhadamente, e os pilares do Pensamento Computacional (PC) envolvidos em cada uma delas foram justificados à luz da literatura. A pesquisa revelou que o reconhecimento de padrões e a decomposição foram os pilares mais frequentes, refletindo a natureza interpretativa das questões, que frequentemente envolvem a análise de fluxos de caixa e a identificação de regularidades, como o transporte de valores no tempo. Por outro lado, abstração e algoritmo foram identificados, respectivamente, em três e duas questões, sobretudo naquelas que envolviam a manipulação algébrica ou processos sistemáticos.

Palavras-chave: Pensamento Computacional, Matemática Financeira, Juros Compostos, Enem, Sistemas de Amortização.

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Publicado

2025-11-01

Como Citar

Roos da Silva, F., Lovis, C., & Pistóia Mariani, R. de C. (2025). INDÍCIOS DOS PILARES DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL EM QUESTÕES DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) . Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 10(2), 110–130. https://doi.org/10.34179/revisem.v10i2.22619
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