PERCEPÇOES DE FORMAÇAO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS DO CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v3i2.7406Resumo
Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa realizada com cinco professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em três escolas públicas localizadas no Campo (Zona Rural) da cidade de Marabá-Pá, região Norte do Brasil. A seleção dos professores se deu a partir de três critérios: ser professor efetivo do município, ii) ter no mínimo dez anos de docência em escolas do Campo com os anos iniciais, iii) participar da formação continuada em rede. A pesquisa foi desenvolvida com foco no seguinte objetivo: investigar para compreender em que termos uma proposta de formação continuada em serviço possibilita a orientação do trabalho didático-pedagógico do professor ao ensinar matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas do Campo. Como sustentação teórica buscamos apoio em: Alarcão (2011), Fiorentini e Nacarato (2005), Freire (1987), Imbernón (2006, 2009), e Tardif (2014). Os procedimentos metodológicos assumidos nesta pesquisa foram de abordagem qualitativa e para colaborar com o diálogo entre pesquisador e pesquisados, optamos pela pesquisa-ação, por entender que esta pode promover a interação entre pesquisador e os sujeitos da pesquisa. Utilizamos os seguintes instrumentos investigativos: questionário, entrevista e câmera filmadora. Os momentos formativos se articularam em 4 etapas com dois encontros cada. A pesquisa mostrou-se relevante, pois segundo os professores a experiência formativa desenvolvida em contexto de trabalho proporcionou outros olhares sobre as ações da sala de aula orientando o ato de ensinar e de aprender, não só dos professores ao ensinarem Matemática, mas dos alunos a aprenderem Matemática. Contudo, os professores reconhecem que é preciso formar-se continuamente para atender às exigências do ensino.
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