Educação Matemática e Transdisciplinaridade: mapeamento de pesquisas recentes

Educação Matemática e Transdisciplinaridade: mapeamento de pesquisas recentes

Autores

  • Jean Paixão Oliveira Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
  • Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
  • Zulma Elizabete de Freitas Madruga Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC http://orcid.org/0000-0003-1674-0479

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v3i2.9518

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa, que teve como objetivo analisar como se apresentam pesquisas que relacionam o ensino de matemática com a transdisciplinaridade. Como abordagem metodológica utilizou-se os procedimentos do Mapeamento na Pesquisa Educacional. Os dados foram constituídos a partir da seleção de quatro teses e duas dissertações publicadas no banco de dados da CAPES. Para a análise, estabelecemos seis categorias: a) referenciais teóricos da pesquisa; b) problemas investigados e interesses de pesquisa; c) metodologias utilizadas; d) principais resultados e contribuições para o avanço do tema na área; e e) perspectivas de continuidade do estudo. Os resultados permitiram identificar aproximações teóricas e metodológicas entre os trabalhos analisados e se evidenciou convergência no que se refere aos estudos acerca da Transdisciplinaridade. Além disso, notou-se que as pesquisas apontaram criação de caderno de questões ou sequências de ensino como possibilidade de ensinar matemática por meio da Transdisciplinaridade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean Paixão Oliveira, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Mestre em Educação Matemática.

Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Pós Doutora em Didática da Matemática pela Universidade de Lisboa. Professora Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (PPGEM/UESC).

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Doutora em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS). Professora Visitante da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (PPGEM/UESC).

Downloads

Publicado

2018-11-19

Como Citar

Oliveira, J. P., Santana, E. R. dos S., & Madruga, Z. E. de F. (2018). Educação Matemática e Transdisciplinaridade: mapeamento de pesquisas recentes. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 3(2), 23–38. https://doi.org/10.34179/revisem.v3i2.9518
Loading...