A SUPERAÇÃO DO ERRO NO ESTUDO DE FRAÇÕES: UMA DISCUSSÃO QUANTO A CONTRIBUIÇÕES DE TIC'S E DE MATERIAIS MANIPULATIVOS
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v4i1.9836Resumo
Neste artigo, apresentamos resultados de pesquisa que teve por objetivo analisar o que os erros dos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental podem revelar quanto ao estudo de frações e as contribuições de TICs e de Materiais Manipulativos na superação desses erros. A pesquisa se desenvolveu em duas etapas: a primeira etapa consistiu na aplicação de atividades diagnósticas aos estudantes, envolvendo o conteúdo frações, e, posteriormente foi realizada uma entrevista individual, tendo por base as questões erradas, para que os estudantes pudessem relatar o processo de resolução utilizado por eles, favorecendo assim a identificação dos erros cometidos; a segunda etapa contemplou atividades com TICs e Materiais Manipulativos, elaboradas a partir dos erros evidenciados nas atividades diagnósticas. O estudo teve como perspectiva metodológica a pesquisa qualitativa numa abordagem fenomenológica. Os resultados revelaram que o ensino de frações quando explorado a partir dos erros cometidos pelos estudantes e da utilização de TICs e de Materiais Manipulativos contribui na superação de dificuldades e para o processo de ensino e de aprendizagem deste conceito.
Palavras-chave: Erros na Matemática. Estudo de Frações. Tecnologias da Informação e Comunicação. Materiais Manipulativos. Fenomenologia.
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