UMA FORMA DE COMPREENDER O ENSINO DOS NÚMEROS RACIONAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR

UMA FORMA DE COMPREENDER O ENSINO DOS NÚMEROS RACIONAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR

Autores

  • HENRIQUE RIZEK ELIAS Universidade Tecnológica Federal do Paraná http://orcid.org/0000-0002-9660-7303
  • Alessandro Jacques Ribeiro Universidade Federal do ABC
  • Angela Marta Pereira das Dores Savioli

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v4i1.9860

Resumo

Discutir os números racionais na perspectiva da formação inicial de professores de matemática é a temática que se desenvolve nesse artigo. Elaborado sob o enfoque de um ensaio teórico, os resultados aqui apresentados inserem-se em uma pesquisa mais ampla, realizada no formato de uma tese de doutorado, a qual investigou o ensino do corpo dos números racionais na formação inicial de professores de Matemática. Os referenciais teóricos que embasaram e possibilitaram a construção da proposta que é apresentada no artigo são (i) a diferenciação entre Matemática Acadêmica e Matemática Escolar, (ii) a abordagem dos Perfis Conceituais, e (iii) a noção de Conhecimento do Conteúdo no Horizonte. Dentre os resultados apresentados encontra-se a conceitualização proposta, na qual os números racionais na Matemática Escolar sejam tomados como ponto de partida e de chegada nos cursos de formação de professores, permitindo assim, que se explore situações de sala de aula que considerem diferentes contextos de significação, e que proporcione aos futuros professores uma compreensão longitudinal dos números racionais ao longo da Educação Básica. Ao mesmo tempo, intenciona-se com o modelo proposto, favorecer a ampliação da compreensão dos futuros professores para além da Matemática Escolar, promovendo assim a percepção das matemáticas como práticas sociais situadas em contextos diferentes, com objetivos e critérios de validação específicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-04-27

Como Citar

ELIAS, H. R., Ribeiro, A. J., & Savioli, A. M. P. das D. (2019). UMA FORMA DE COMPREENDER O ENSINO DOS NÚMEROS RACIONAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 4(1), 123–141. https://doi.org/10.34179/revisem.v4i1.9860
Loading...