ANÁLISE DE ERROS MATEMÁTICOS DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM QUESTÕES ENVOLVENDO OS NÚMEROS INTEIROS

ANÁLISE DE ERROS MATEMÁTICOS DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM QUESTÕES ENVOLVENDO OS NÚMEROS INTEIROS

Autores/as

  • Sonner Arfux de Figueiredo Universidade Estadual de Mato Grosso
  • Edilson Araujo do Nascimento Secretaria do Estado de Mato grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v6i3.13616

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo analisar os erros cometidos por alunos do ensino fundamental em questões envolvendo os números inteiros e quais contribuições isso traz para o ensino aprendizagem. A pesquisa se desenvolveu em uma escola municipal do inteiro do estado de Mato Grosso do Sul com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. Essa pesquisa é considerada de natureza quantitativa-qualitativa ou método misto e pesquisas de campo. Por meio da análise de erros foi possível identificar quais os erros cometidos pelos alunos nestes testes e classificá-los de acordo com a tipologia de erros de Brousseau. Os erros foram considerados obstáculos epistemológicos na aprendizagem e para este estudo utilizamos os conceitos de obstáculos na visão de Brousseau e Bachelard, tendo sido estes epistemólogos os precursores deste conceito. Com esse estudo foi possível identificar os erros mais comuns cometidos pelos alunos, dentre esses destacam as dificuldades na interpretação dos problemas e dificuldades com as operações fundamentais da matemática. Por fim, concluímos que a análise de erro é um instrumento que contribui para a aprendizagem, pois notamos nessa pesquisa que por meio desse instrumento os alunos conseguiram observar em suas produções seus erros.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2021-07-20

Cómo citar

Figueiredo, S., & Araujo do Nascimento, E. . (2021). ANÁLISE DE ERROS MATEMÁTICOS DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM QUESTÕES ENVOLVENDO OS NÚMEROS INTEIROS. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 6(3), 100–122. https://doi.org/10.34179/revisem.v6i3.13616
Loading...