Ensino-aprendizagem de (noções) matemática(s) na educação infantil: um panorama de estudos recentes
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v6i1.14025Resumen
O estudo busca compreender o que versam os estudos brasileiros que tratam do ensino-aprendizagem de (noções) matemática(s) na Educação Infantil. Contribui para o conhecimento do que tem sido produzido sobre o tema, as implicações para a educação matemática e contribuições para o docente que atua nessa etapa escolar. Para isso realizou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa utilizando os procedimentos do Mapeamento na Pesquisa Educacional. Os dados foram constituídos por meio de levantamento das produções nacionais recentes relativas ao tema em repositórios de acesso livre. Para a análise considerou-se como categorias estabelecidas a priori: a) o contexto; b) os objetivos; c) os procedimentos de constituição e análise de dados; d) as noções matemáticas exploradas e teorias de base; e) alfabetização/noções matemática e processos pedagógicos; f) os principais resultados e contribuições. Os resultados ampliam as discussões realizadas na área e, a partir deles, compreendeu-se que os estudos brasileiros recentes têm foco na criança e no professor, enfatizam principalmente o ensino de geometria e aritmética, a partir de uma base sociointeracionista e construtivista. Por fim, a formação docente polivalente é bastante discutida quando se refere às áreas do conhecimento específico, necessitando ainda de pesquisas referentes a formação inicial e continuada do pedagogo.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Licença Creative Commons
Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC) |