Construção de gráficos de barras a partir de diferentes recursos: lápis e papel e software excel

Construção de gráficos de barras a partir de diferentes recursos: lápis e papel e software excel

Autores/as

  • Marcília Pontes Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Gilda Lisbôa Guimarães Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v6i1.14604

Resumen

Esta pesquisa buscou investigar a aprendizagem de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental em relação à compreensão da construção de gráficos a partir de tabelas com lápis e papel ou com o software Excel. Alunos de 4 turmas de escolas públicas de Paulista/Pernambuco participaram de um teste diagnóstico, uma sequência de ensino e um pós-teste. Duas turmas participaram dessa intervenção utilizando lápis e papel para a construção de gráficos e as outras duas turmas utilizando o software Excel. Nessas intervenções foram vivenciadas a construção de gráficos a partir de tabelas simples e dupla entrada e com grandezas numéricas diferentes. Foram observados avanços qualitativos em relação à representação dos dados em um gráfico de barras para os dois grupos e não houve diferença estatística significativa entre os recursos utilizados. Cada tipo de recurso contribuiu para o desenvolvimento de um tipo de habilidade, o que nos leva a crer que ambos deveriam ser estimulados no processo ensino aprendizagem de conhecimentos estatísticos.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gilda Lisbôa Guimarães, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Professora Titular do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Universidade Federal de Pernambuco. Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1982), Mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (1994), Doutora em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (2002), com pós doutorado na Universidad de Burgos/Espanha (2011) e na Université Laval/Canadá (2012). É vice coordenadora da Pós graduação em Educação Matemática e Tecnológica - Edumatec. Pesquisa e orienta estudos na área de Educação Estatística relacionados ao ensino e a aprendizagem de professores e alunos. É lider do Grupo de Pesquisa do CNPQ - Grupo de Estudo em Educação Estatística no Ensino Fundamental - Gref.

Publicado

2021-06-26

Cómo citar

Pontes, M., & Lisbôa Guimarães, G. (2021). Construção de gráficos de barras a partir de diferentes recursos: lápis e papel e software excel. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 6(1), 43–64. https://doi.org/10.34179/revisem.v6i1.14604
Loading...