Contribuições das variáveis estatísticas na contextualização da função afim
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v6i1.14761Resumen
Este artigo tem como objetivo analisar as possíveis contribuições das variáveis estatísticas na contextualização da função afim. Construímos a sequência “Covariação Estatística na Função Afim”, pautada nos princípios do Ciclo Investigativo e do Letramento Estatístico, e realizamos uma intervenção de ensino com 24 estudantes do 1º ano do Ensino Médio, do curso Técnico em Enfermagem, em seis encontros, com 12 horas aula. Os estudantes coletaram seus dados de variáveis antropométricas e os analisaram tanto de forma univariada, quanto das possíveis relações entre elas utilizando o diagrama de dispersão, escolheram dois pontos e encontraram a função afim correspondente, discutindo a razoabilidade de suas escolhas. Os estudantes conseguiram visualizar a distribuição dos dados, no contexto univariado e bivariado; todavia apresentaram dificuldades na formalização da função afim e a análise das relações entre as variáveis ainda estava influenciada pelas suas crenças e não pela evidência dos dados.
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