A FRAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ENFOQUE NAS PESQUISAS COM CRIANÇAS
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v7i2.15272Resumen
O presente artigo objetiva analisar as produções científicas sobre frações com crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental, perante seus objetivos, metodologias e inferências. Para tanto, analisamos 14 produções que possuem como sujeitos crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental, provenientes de cinco bancos de dados (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações; Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, Encontro Nacional de Educação Matemática, Scientific Electronic Library Online, Portal de Periódicos da Capes). A análise realizou-se em dois momentos, questões gerais e questões específicas, sendo a última a partir de questões norteadoras. Por meio da investigação, levantamos que as pesquisas estão centradas na região Sudeste, são dissertações e possuem o seu maior número de publicações em 2019. Quanto aos objetivos de pesquisa, os estudos vinculam-se em questões conceituais ou em aplicação de metodologias específicas. No que se refere às metodologias de ensino, os jogos e as tarefas (exercícios e testes) se apresentam com as opções de pesquisa mais utilizadas nos estudos. Já sobre as metodologias de pesquisas, estruturas que se aproximam de sequências de ensino entram em evidência. Ainda, no que diz respeito às inferências, percebemos que aquelas que envolvem questões conceituais mais específicas da fração traduzem avanços mais particulares do que aquelas mais gerais. Por fim, consideramos que este estudo evidencia possibilidades para novas pesquisas que podem problematizar a fração nos anos iniciais do Ensino fundamental.
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