INVESTIGANDO A CONTRIBUIÇÃO DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA (UEPS) NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO

INVESTIGANDO A CONTRIBUIÇÃO DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA (UEPS) NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO

Autores/as

  • Tiago Nery Ribeiro Universidade Federal de Sergipe
  • Divanízia do Nascimento Souza Universidade Federal de Sergipe
  • Marlene Alves Dias PGECM- IFCE

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v7i1.16067

Resumen

Neste artigo investigamos o desenvolvimento da aprendizagem de alunos em situações de ensino desenvolvidas em uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) sobre conceitos referentes ao conteúdo razões trigonométricas no triângulo retângulo, a partir de conteúdos aplicados à Física, para identificar indícios de uma aprendizagem significativa. O trabalho foi baseado na Teoria da Aprendizagem Significativa e teve uma metodologia de abordagem do tipo qualitativa, com elementos do Design Experiment e os dados analisados a partir da análise textual discursiva. Considerando os princípios que determinam a aprendizagem significativa, concluímos que a UEPS proposta sobre razões trigonométricas em um triângulo retângulo tornou-se um material potencialmente significativo, uma vez que foi importante para as estruturas cognitivas idiossincráticas dos alunos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tiago Nery Ribeiro, Universidade Federal de Sergipe

Doutorado em Educação Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Anhanguera de São Paulo (2015), Mestrado em Educação pelo Núcleo de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (2009) e graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Sergipe (2003). Atualmente é professor da Universidade Federal de Sergipe - Campus Prof. Alberto Carvalho.

Publicado

2022-05-13

Cómo citar

Nery Ribeiro, T., Divanízia do Nascimento Souza, & Marlene Alves Dias. (2022). INVESTIGANDO A CONTRIBUIÇÃO DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA (UEPS) NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 7(1), 126–147. https://doi.org/10.34179/revisem.v7i1.16067
Loading...