A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE FUNÇÃO: UMA REVISÃO DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v7i2.17219Resumen
O objetivo deste artigo é analisar os anais dos principais eventos referentes às pesquisas brasileiras, catálogo de teses e dissertações brasileiras, periódicos nacionais e dois periódicos internacionais difundidos no Brasil, os quais versam sobre a inclusão de estudantes com deficiência visual nos processos de ensino e de aprendizagem do conceito de função. Para isto, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico, a partir, de uma revisão da literatura, foi utilizada, para demarcação temporal a promulgação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Assim, recolhemos trabalhos publicados no período compreendido entre 2006 e 2020, nas principais bases de dados que disseminam investigações sobre o ensino de Matemática. Para isto, foram utilizados, inicialmente, os seguintes descritores: inclusão, Educação Inclusiva, conceito de função, deficiência visual, cego e baixa visão. Os estudos apontaram para uma necessidade de substituir símbolos matemáticos presentes na escrita Braille, como forma de simplificar a leitura e o entendimento das informações escritas. Além disso, a necessidade de explicar aos estudantes cegos que a leitura dos gráficos das funções, não pode ser realizada por linha, como comumente ocorre na leitura de textos impressos em Braille. Ademais, os estudos apresentaram um apelo para a utilização de materiais e metodologias que possam vir a permitir a superação do visocentrismo nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática.
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