A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE FUNÇÃO: UMA REVISÃO DA LITERATURA

A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE FUNÇÃO: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v7i2.17219

Resumen

O objetivo deste artigo é analisar os anais dos principais eventos referentes às pesquisas brasileiras, catálogo de teses e dissertações brasileiras, periódicos nacionais e dois periódicos internacionais difundidos no Brasil, os quais versam sobre a inclusão de estudantes com deficiência visual nos processos de ensino e de aprendizagem do conceito de função. Para isto, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico, a partir, de uma revisão da literatura, foi utilizada, para demarcação temporal a promulgação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Assim, recolhemos trabalhos publicados no período compreendido entre 2006 e 2020, nas principais bases de dados que disseminam investigações sobre o ensino de Matemática. Para isto, foram utilizados, inicialmente, os seguintes descritores: inclusão, Educação Inclusiva, conceito de função, deficiência visual, cego e baixa visão. Os estudos apontaram para uma necessidade de substituir símbolos matemáticos presentes na escrita Braille, como forma de simplificar a leitura e o entendimento das informações escritas. Além disso, a necessidade de explicar aos estudantes cegos que a leitura dos gráficos das funções, não pode ser realizada por linha, como comumente ocorre na leitura de textos impressos em Braille. Ademais, os estudos apresentaram um apelo para a utilização de materiais e metodologias que possam vir a permitir a superação do visocentrismo nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática.

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Biografía del autor/a

Érica Santana Silveira Nery, Universidade de Brasília

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília. Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2016). Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Cândido Mendes (2015). Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2013). Possui experiência profissional tanto no Ensino Superior, em cursos de graduação presenciais e à distância, quanto na Educação Básica, em turmas de Ensino Médio e Ensino Profissionalizante. Tem desenvolvido pesquisas relacionadas à Educação Matemática Inclusiva, Aprendizagem Lúdica, Ensino de Probabilidade e Estatística e Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino e na Aprendizagem de Matemática. Atualmente, é membro dos seguintes grupos de Pesquisas na Universidade de Brasília: Aprendizagem Lúdica - Pesquisas e Intervenção em Educação e Desporto (GEPAL) e Grupo de Investigação em Educação Matemática (GIEM).

Publicado

2022-11-30

Cómo citar

Silveira Nery, Érica S. (2022). A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE FUNÇÃO: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 7(2), 123–145. https://doi.org/10.34179/revisem.v7i2.17219
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