METODOLOGIAS ATIVAS, AVALIAÇÃO FORMATIVA E REFLEXÃO: ELEMENTOS CHAVE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO BÁSICA

METODOLOGIAS ATIVAS, AVALIAÇÃO FORMATIVA E REFLEXÃO: ELEMENTOS CHAVE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores/as

  • Daniel Lima UERJ
  • Nicole Barreto da Silva UERJ
  • Cristina dos Santos Cortes Alves

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v9i3.20710

Resumen

A formação inicial de professores é crucial para a construção da identidade docente e do desenvolvimento de competências necessárias à atuação profissional na Educação Básica. Este estudo analisou o impacto da disciplina de Práticas Pedagógicas em Matemática da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com foco nos anos finais do ensino fundamental, no curso de formação de professores de Matemática, utilizando a metodologia de análise de narrativas. Com base nos trabalhos de seis licenciandos, os resultados revelaram mudanças significativas nas atitudes e práticas dos alunos em relação ao ensino de Matemática. As metodologias ativas, a avaliação formativa e a reflexão foram destacadas como elementos-chave na formação dos licenciandos. Metodologias ativas transforaram a atitude dos alunos, tornando as aulas mais dinâmicas. A avaliação formativa foi um elemento evidenciado pelos alunos do curso como um diferencial na sua formação, mostrando a importância da relação entre a construção teórica e o desenvolvimento de práticas avaliativas. Além disso, o feedback fornecido pela avaliação formativa contribuiu para o crescimento profissional e pessoal dos licenciandos. A reflexão sobre a prática docente, estimulada pela disciplina, ampliou a compreensão do papel do professor para os licenciados. Esses resultados ressaltaram a importância desses tópicos na formação inicial de professores, destacando sua influência positiva na preparação dos futuros educadores. Além disso, a disciplina motivou os estudantes a continuarem no curso de licenciatura em Matemática, pois ela serviu como um catalisador motivacional para os alunos prosseguirem em suas carreiras profissionais.

Palavras-chave: Formação inicial de professores, Práticas pedagógicas em matemática, Metodologias ativas, Avaliação formativa

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2024-09-25

Cómo citar

Lima, D., Silva, N. B. da, & Alves, C. dos S. C. (2024). METODOLOGIAS ATIVAS, AVALIAÇÃO FORMATIVA E REFLEXÃO: ELEMENTOS CHAVE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 9(3), 304 – 324. https://doi.org/10.34179/revisem.v9i3.20710
Loading...