A INTERPRETAÇÃO DE UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA SOBRE O PENSAMENTO ALGÉBRICO À LUZ DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v9i3.20771Resumen
Neste artigo temos como objetivo descrever e analisar as soluções de estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental, em questões propostas numa avaliação diagnóstica sobre o pensamento algébrico, à luz da teoria dos campos conceituais. A teoria dos campos conceituais é uma teoria cognitivista que busca oferecer um quadro para a compreensão de processos de aprendizagem. Segundo ela, um conceito nunca é aprendido isoladamente, ele se associa a outros conceitos, estabelecendo um campo conceitual. Um conceito, por sua vez, é constituído pelas situações que dão sentido a ele, pelos invariantes operatórios que constam nos esquemas mobilizados para dar conta das situações e pelas suas representações simbólicas. O teste diagnóstico foi aplicado numa turma de 40 estudantes da rede pública do município de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, durante um encontro de 100 minutos. Embora o teste seja composto por seis questões, damos ênfase aqui a duas questões: uma que se volta para a simplificação de expressões algébricas e outra que se volta para a resolução de equações. Concluímos que, embora os estudantes possuam esquemas para lidar com as situações, eles não têm consciência do domínio de validade de seus esquemas. Há saberes implícitos nesses esquemas, porém alguns consistem em teoremas-em-ação falsos.
Palavras-chave: teoria dos campos conceituais; avaliação diagnóstica; pensamento algébrico; ensino fundamental.
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