REFLEXÕES ACERCA DO DESEMPENHO E DAS DIFICULDADES DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR NAS OPERAÇÕES COM FRAÇÕES
DOI :
https://doi.org/10.34179/revisem.v4i2.11840Résumé
Este texto tem como objetivo discutir o desempenho e as dificuldades apresentadas por estudantes da educação básica e por graduandos do curso de Licenciatura em Matemática na resolução das quatro operações fundamentais com frações. Para esta discussão nos apoiamos nas ideias de Llinares e Sánchez (1988), Monteiro e Groenwald (2014) e Silva e Almouloud (2008), dentre outros. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário a 358 estudantes de turmas de 7° e 9° ano do ensino fundamental, 1° e 3° ano do ensino médio e graduandos de Cálculo I e II do Curso de Licenciatura em Matemática. Os resultados mostram que o índice de desempenho dos estudantes em cada uma das operações foi insatisfatório, apesar de evidenciar crescimento conforme o nível de escolaridade. A análise dos erros cometidos por eles revela que, por não compreenderem os processos operatórios, aplicam as regras memorizadas sem refletirem sobre a validade ou não daquele conhecimento para a operação que irão realizar, o que sinaliza uma deficiência nos processos de ensino e de aprendizagem desse conteúdo.
Palavras-chave: Operações com Frações; Desempenho e Dificuldades; Educação Básica e Superior.
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