Desenvolvimento profissional de professores na construção colaborativa de sequências de ensino de Estatística
DOI :
https://doi.org/10.34179/revisem.v6i1.14780Résumé
Este artigo tem como objetivo analisar elementos para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam conceitos estatísticos nos anos iniciais, ao desenvolverem sequências de ensino, construídas de forma colaborativa num projeto em parceria Universidade com Escola Pública. A investigação está fundamentada em pressupostos teóricos sobre desenvolvimento profissional de professores evidenciadas por Day, Nóvoa, Tardif, Marcelo Garcia e Ponte. Essa pesquisa de abordagem qualitativa, acompanhou os professores durante os encontros formativos, em serviço, quando o grupo planejava as sequências e socializava suas reflexões, bem como no desenvolvimento das sequências em sala de aula. Foram planejadas e desenvolvidas duas sequências de ensino seguindo as fases do Ciclo Investigativo – Problema, Planejamento, Dados, Análise e Conclusão (PPDAC), nas quais foram trabalhados os conceitos de moda, gráficos e tabelas de distribuição de frequência. Os dados foram coletados a partir das narrativas dos professores, por meio de observações diretas, entrevista e das gravações de áudio e vídeo dos encontros formativos, bem como material produzido pelos estudantes. Os resultados indicam que é possível oportunizar experiências de aprendizagens no que se refere à prática do professor com a implementação do Ciclo Investigativo, por meio do planejamento das sequências de ensino no grupo colaborativo, nos processos de reflexão na prática e sobre a prática realizada e ao renovar e ampliar o Conhecimento Específico do professor. Essas experiências de aprendizagem reverberam positivamente para o desenvolvimento profissional do professor que ensina matemática (conceitos estatísticos) nos anos iniciais.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Licença Creative Commons
Todos os artigos publicados nesta revista estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY 4.0). Isso significa que qualquer pessoa pode copiar, distribuir, remixar, adaptar e utilizar os artigos para qualquer fim, inclusive comercial, desde que seja fornecida a devida atribuição aos autores e à revista. Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |