PNAIC E PNA EM ANÁLISE: DOS AVANÇOS AOS RETROCESSOS DA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL

PNAIC E PNA EM ANÁLISE

DOS AVANÇOS AOS RETROCESSOS DA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL

Auteurs

  • Daniela Lima Severino Universidade Federal de Juiz de Fora / Secretaria de Educação de Goianá - MG
  • Jane Maria Braga Silva Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI :

https://doi.org/10.34179/revisem.v7i1.15144

Résumé

Este artigo tem como objetivo analisar as concepções da área de Alfabetização Matemática presentes no Caderno de Apresentação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (BRASIL, 2014) e no Caderno de Apresentação da Política Nacional de Alfabetização (BRASIL, 2019). Referem-se a documentos de políticas brasileiras que merecem destaques, o primeiro devido à sua abrangência e suas repercussões e o segundo pela atualidade e necessidade de criticidade dessa área. Nesta pesquisa de abordagem metodológica qualitativa utilizou-se a análise documental como ferramenta fundante. Os referenciais teóricos deste estudo estão ancorados em autores que vislumbram essa área como uma das ferramentas importantes, as quais oportunizam os sujeitos refletirem e transformarem as realidades circundantes. Os resultados da pesquisa revelam que o PNAIC se encontra em consonância com as atuais investigações que versam sobre a alfabetização matemática, uma vez que assumiu uma perspectiva de educação necessária para a superação das desigualdades sociais. Observou-se uma carência de estudos que tenham como enfoque a atual Política Nacional de Alfabetização (PNA), necessitando de reflexões críticas e pesquisas por parte dos professores sobre essa política. Percebeu-se que a PNA além de apresentar proposições de terminologias como numeracia, esvazia a educação das massas ao defender uma visão reduzida de alfabetização matemática.

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Publiée

2022-05-13

Comment citer

Lima Severino, D., & Maria Braga Silva, J. (2022). PNAIC E PNA EM ANÁLISE: DOS AVANÇOS AOS RETROCESSOS DA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 7(1), 39–62. https://doi.org/10.34179/revisem.v7i1.15144
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