CONTRIBUIÇÕES DAS ANÁLISES PRELIMINARES DA ENGENHARIA DIDÁTICA NO CONHECIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE DO NÚMERO INTEIRO RELATIVO

CONTRIBUIÇÕES DAS ANÁLISES PRELIMINARES DA ENGENHARIA DIDÁTICA NO CONHECIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE DO NÚMERO INTEIRO RELATIVO

Auteurs

  • Raquel de Oliveira
  • Alex Ribeiro Batista Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT - UNESP

DOI :

https://doi.org/10.34179/revisem.v7i1.15717

Résumé

O conhecimento profissional do professor de Matemática, ancorado no domínio dos objetos de conhecimento e do saber como ensiná-los, tem motivado a realização de pesquisas, cujos resultados implicam sua compreensão e ampliação como campo de conhecimento e perspectivas para seu desenvolvimento desde a formação inicial de professores. Neste artigo, descreveremos a fase 1 (Análises Preliminares) de uma pesquisa, que objetiva analisar o desenvolvimento do conhecimento profissional de licenciandos de Matemática sobre Números Inteiros Relativos, tendo em vista a docência a ser realizada na Educação Básica. Ao adotar a perspectiva teórico-metodológica da Engenharia Didática, a fase 1 objetivou que os licenciandos conhecessem as dimensões epistemológica, cognitiva, didática e também curricular do Número Inteiro Relativo. Os resultados mostraram que saberes docentes necessários ao alcance de objetivos curriculares do Número Inteiro Relativo fundamentaram-se na compreensão de seus aspectos epistemológicos, cognitivos, didáticos e curriculares e que dúvidas e dificuldades, em qualquer um desses aspectos, podem prejudicar este alcance. Concluímos que esses resultados apresentam-se como fundamentais para as próximas fases da pesquisa, de acordo com pressupostos metodológicos da Engenharia Didática e para alcançar o objetivo de desenvolver conhecimento profissional do professor de Matemática, desde sua formação inicial.   

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Alex Ribeiro Batista, Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT - UNESP

Licenciado em Matemática na FCT-UNESP, com Mestrado em Educação e doutorado em andamento junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação - FCT - UNESP.

Téléchargements

Publiée

2022-05-13

Comment citer

de Oliveira, R., & Alex Ribeiro Batista. (2022). CONTRIBUIÇÕES DAS ANÁLISES PRELIMINARES DA ENGENHARIA DIDÁTICA NO CONHECIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE DO NÚMERO INTEIRO RELATIVO. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 7(1), 148–169. https://doi.org/10.34179/revisem.v7i1.15717
Loading...